A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) homologou nesta sexta-feira, 31, a empresa vencedora da concorrência pública para execução da nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. Cinco empresas participaram da disputa pelo menor valor global. A Engedal Construtora de Obras Ltda, de São José (SC) fará a elaboração do projeto e construção da travessia. A ordem de início será assinada nos próximos dias.
Estimada em mais de R$ 14 milhões, a nova ponte sobre o Rio Forqueta terá 150 metros de extensão, com duas pistas no pavimento principal. A estrutura ficará acima do nível das cheias anteriores, para garantir maior segurança à população em cenários climáticos futuros.
O projeto leva em consideração a alta densidade de tráfego na região, com mais de 2,6 milhões de veículos, sendo 613 mil caminhões e automóveis comerciais, que cruzam o trecho anualmente. A previsão é de concluir a obra – financiada com recursos próprios provenientes da praça de pedágio da EGR – no prazo de seis meses.
A construção de uma ponte com essas características não apenas implica em um desafio técnico mais complexo, mas também demonstra o compromisso em oferecer soluções de infraestrutura que atendam plenamente às necessidades locais. Outra novidade é o planejamento de um espaço dedicado a pedestres e ciclistas, que oferece novas opções de mobilidade sustentável e acessibilidade às comunidades de Lajeado e Arroio do Meio.
O diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, destacou a importância dessa obra como um símbolo de conexão, ressaltando a importância da ponte para a mobilidade e a economia do Estado. “Essa construção rrepresenta, acima de tudo, a materialização de conexões, de caminhos que unem pessoas, comunidades e oportunidades. Cada viga a ser colocada vai simbolizar a superação de desafios, o progresso e a promessa de novos horizontes”, declarou.