“Vamos reerguer o Vale e o RS”, diz  Sandro Hermann

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

“Vamos reerguer o Vale e o RS”, diz Sandro Hermann

Prefeito de Colinas e presidente do G7 fala sobre as principais ações para recuperação do município após mais uma tragédia climática

Por

“Vamos reerguer o Vale e o RS”, diz  Sandro Hermann
Sandro Herrmann, prefeito de Colinas (Foto: Rodrigo Gallas)
Colinas
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em um momento crucial para a reconstrução de Colinas e região, Sandro Hermann, prefeito da cidade e presidente do G7, destaca a união e a determinação como pilares fundamentais para superar os desafios impostos pelas recentes tragédias climáticas. Durante entrevista ao programa O Vale em Pauta desta quarta-feira, emocionado, o gestor reafirma o compromisso de trabalhar incansavelmente na reconstrução da região e Estado. “Juntos somos mais fortes, vamos conseguir reerguer o Vale e o RS.”

Após uma semana marcada por intensas negociações em Brasília, Hermann relata os esforços em buscar auxílio junto ao governo federal, reconhecendo os diferentes tempos de resposta entre as esferas governamentais e a urgência das necessidades locais. “É importante superar as burocracias para garantir uma rápida e eficaz liberação de recursos”, reforça ele ressaltando a gravidade da situação e o aumento significativo das famílias afetadas pelas enchentes e deslizamentos.

Com um levantamento das necessidades em andamento, Hermann destaca a prioridade em fornecer abrigo e assistência às famílias desalojadas, bem como a avaliação técnica de áreas de risco para garantir a segurança da população. Ele relata o aumento exponencial do problema desde maio, com o número de famílias atingidas dobrando e a infraestrutura local sofrendo graves danos. “Em setembro do ano passado, tivemos 188 famílias atingidas. Em novembro, foram 144 e em maio, 360 famílias com danos significativos ocasionados pela cheia ou deslizamentos. Praticamente dobrou o tamanho do problema e das famílias atingidas de alguma forma”.

O prefeito expressa sua preocupação especial com os produtores rurais, que enfrentam perdas significativas e necessitam de apoio urgente para garantir o sustento de seus animais e o funcionamento do setor agrícola. “Muitas doações vindas de outras regiões e estados, que têm sido fundamentais para a reconstrução da cidade e da região, mas não sabemos até quando teremos essa ajuda”.

Infraestrutura

Outra preocupação é com a infraestrutura viária e a necessidade do apoio do governo estadual para a manutenção das estradas e o restabelecimento dos acessos à cidade, essenciais para o transporte de suprimentos e o reinício das atividades de recuperação. Destaque para os desafios enfrentados dentro do trecho de Roca Sales e a necessidade urgente de conclusão do asfaltamento na ERS-129.

Hermann finaliza enaltecendo a solidariedade e a determinação dos municípios que compõem o G7. “São prejuízos incalculáveis enfrentados por toda a região. Em Colinas, por exemplo, somente no setor da agricultura, os prejuízos diretos ultrapassam os R$ 30 milhões, sem contar os demais setores”. Essa é a dura realidade da maioria dos municípios do Vale do Taquari e grande parte do RS.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais