O Polo Gastronômico do Vale do Taquari desenvolve ações pra auxiliar bares, restaurantes e estabelecimentos do mesmo setor após a catástrofe da virada do final de abril e início de maio. Em entrevista ao Conexão Regional da Rádio A Hora, os integrantes da associação criada em 2023, Christiana Garcia e Roberto Wasen, apresentaram as primeiras medidas para alavancar a movimentação nos locais da região e evitar que empresários desistam da atividade.
De acordo com Christiana, O Sebrae oferecerá consultoria especializada na área de gestão, para que os empreendedores administrem seus negócios e tenham acesso a auxílios. “Importante manter a documentação em dia, isso acelera o processo para obtenção de valores do Pronampe para os MEi’s por exemplo e acesso ao crédito junto as instituições bancárias”, reitera.
Outro pedido da chef de cozinha é para que as pessoas valorizem os empreendimentos locais e auxiliem no processo de recuperação. “É movimentar a economia local, ajudar quem teve muito prejuízo nessas enchentes todas”, convoca.
Para o proprietário do Leopoldo 47, Roberto Wasen, é possível parcerias entre os bares e restaurantes, com o intuído de ajudare quem teve sua sede invadida pela água. “A gente sempre fala em trabalhar de forma conjunta, o que é mais coletivo que isso? Ajudar nessa retomada”, complementa.
Assista a entrevista completa: