O comboio da ação solidária chegou com 34 caminhões de doações diretamente a atingidos de oito municípios da Região Metropolitana. Cerca de 300 voluntários ajudaram na distribuição que, em virtude da grande quantidade, ocorreu nas ruas das cidades. Vinte mil Kits Inverno e 20 mil Kits Higiene com 25 itens novos foram doados a cada família, em um valor total de R$ 4 milhões.
A ação solidária organizada pela Rede de Farmácias São João angariou doações de inúmeros parceiros, indústrias e empresários de todo o Brasil. Somando as doações da própria Rede à de todos os parceiros, foram 40 mil kits para os abrigados. Os 20 mil Kits Inverno continham cada um: 1 travesseiro, 2 mantas, 2 toalhas e 12 peças de roupa íntima, e os 20 mil Kits Higiene e Amenidades incluíam Papel Higiênico, sabonetes, creme dental, escova de dente, lenço umedecido e uma caixa de chocolates.
“Esta ação é de muitos CNPJs e muitos CPFs. E este é um povo que precisa muito. A mensagem que está com as doações diz: ‘Esforça-te e tem bom ânimo.’ Porque queremos levar esperança”, explica o presidente da rede, Sr. Pedro Brair.
A saída foi do Centro de Distribuição de Gravataí da Rede de Farmácias São João. Além dos voluntários, colaboradores da Rede e imprensa, estiveram presentes os Embaixadores do Bem, Dunga, Tinga, Rafael Sobis e Geromel. O 18º Batalhão da Brigada Militar de Viamão auxiliou na logística e rota dos caminhões, uma vez que a malha viária está comprometida em vários locais. Os batedores conduziram as cargas após os presentes entoarem juntos o Hino Rio Grandense. O ato foi diante da bandeira do estado, de 138 m², que substituiu nesta semana a bandeira nacional no CD de Gravataí.
Em Eldorado do Sul, no Bairro Centro Novo, longas filas se formaram para receber os caminhões e os voluntários. A cidade que teve grande parte do seu território alagado abriga milhares de moradores que perderam tudo. Ali 3,5 mil famílias receberam fichas na sexta-feira e retiraram rapidamente no sábado as suas doações.
O casal Jair Oliveira Rolim e Jesiane Armesto Rolim, ele instalador de fibra ótica, no momento desempregado, e ela pedagoga, foram às lágrimas ao receber não só os Kits como também o acolhimento, “Nós, idosos, passamos dois dias embaixo d’água esperando socorro, com muito medo. Hoje, começamos tudo do zero. Então, vocês não têm ideia do quanto valorizamos esta doação, e tudo que fazem por nós”, conta Jesiane.
Além dos kits, colchões, produtos alimentícios, outros produtos de higiene e água também foram entregues aos atingidos pelas enchentes. O comboio passou por Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Guaíba, Estrela, Eldorado do Sul, Montenegro e Gravataí e ameniza a situação de milhares de pessoas que sofreram com o maior fenômeno catastrófico natural do país que atingiu o Rio Grande do Sul.