Uma iniciativa movida pela paixão pelo patrimônio histórico promete devolver a vida a um dos prédios mais conhecidos de Arroio do Meio. A arquiteta Patrícia Pasini, residente em Garibaldi, anunciou em suas redes sociais que assumirá a restauração da Casa do Peixe, edificação centenária construída no bairro Navegantes que resistiu a última enchente.
Leia mais: “Não estamos sozinhos. Vamos reabrir a Casa do Peixe em 20 de setembro”
O projeto começou a tomar forma na semana passada, quando Patrícia recebeu uma publicação sobre a Casa do Peixe de um amigo. Em um post na rede social a arquiteta expressou seu compromisso com a preservação histórica. “Quem me conhece sabe a paixão e o respeito que tenho pelo patrimônio histórico, principalmente de casas antigas que trazem consigo histórias de famílias.”
Determinada a salvar o edifício, Patrícia rapidamente entrou em contato com os proprietários Darcísio Schneider, o Picolé e seu filho Rodrigo. “Eles mostraram o apego à herança cultural da família, o que fortaleceu ainda mais a decisão de levar adiante o projeto”
“Vou elaborar o projeto de restauro da Casa do Peixe, atuando de maneira voluntária, para que esta família consiga retornar ao seu trabalho e à sua única fonte de renda, mas que principalmente, eles possam continuar com essa linda história e honrando o seu passado,” declarou a arquiteta.
Projeto voluntário
Para concretizar a restauração, Patrícia reuniu uma equipe de especialistas que também atuarão voluntariamente. Uma historiadora contribuirá com a pesquisa histórica e contextualização do projeto, enquanto outra voluntária será responsável pela captação de recursos necessários para a execução da obra. Além disso, um engenheiro civil se encarregará das questões estruturais.