IFSul Lajeado realiza ação para ajudar na limpeza de eletrodomésticos

SOLIDARIEDADE

IFSul Lajeado realiza ação para ajudar na limpeza de eletrodomésticos

Atividade é feita de maneira voluntária por professores e alunos. É preciso fazer agendamento do serviço. Câmpus já recebeu mais de 80 equipamentos

Por

Atualizado quarta-feira,
22 de Maio de 2024 às 16:15

IFSul Lajeado realiza ação para ajudar na limpeza de eletrodomésticos
Foto: Bianca Mallmann
Lajeado

O IFSul Câmpus Lajeado oferece para a comunidade o serviço de auxílio na limpeza e testagem de funcionamento de eletrodomésticos. O atendimento é feito para famílias atingidas pela enchente.

O professor Renato Neuenfeld coordena as atividades. Conforme ele, a ideia de ajudar na enchente através deste serviço surgiu após uma ação semelhante ser realizada pelo Câmpus do IFSul em Venâncio Aires.

O serviço é feito de maneira voluntária e gratuita por professores e estudantes do curso de automação industrial.

“Para os alunos é uma experiência muito bacana. Além de fazerem um trabalho voluntário, que agrega para o crescimento como ser humano, agrega também na parte técnica. Como a maioria dos alunos é do curso de automação industrial, eles têm a prática profissional, conseguem entender como os equipamentos funcionam na prática”, diz o professor.

Assim que chegam no Instituto, os eletrodomésticos passam por uma lavagem para retirar o barro e a sujeira mais grossa. Depois, são desmontados e as peças elétricas e eletrônicas são limpas com álcool isopropílico e aguardam a secagem. Para finalizar, são novamente montados e os voluntários fazem a testagem para saber se o equipamento ainda funciona. Caso não funcione, o item deve ser encaminhado por conta própria para uma assistência técnica especializada.

“Dá pra aproveitar muitas coisas, principalmente geladeiras e freezers. O que estraga é a combinação de água com energia elétrica. Se a pessoa não ligar o equipamento que pegou água, a gente consegue limpar, secar e tem muitas chances de voltar a funcionar. Então quem tem equipamento que pegou água a dica é não ligar na energia elétrica, até pela segurança para não levar choque”, explica Neuenfeld.

Para ser beneficiado pela ação, é necessário realizar contato via WhatsApp (51) 99644-7761 para agendar atendimento. Conforme o professor, o grupo já recebeu mais de 80 itens e por conta da alta demanda precisa fazer o agendamento para a equipe ter controle do serviço prestado.

Acompanhe a matéria completa

Acompanhe
nossas
redes sociais