Rio Forqueta avança e preocupa moradores de Marques de Souza

cheias no vale

Rio Forqueta avança e preocupa moradores de Marques de Souza

Inundações e deslizamentos ameaçam comunidades. Equipes de voluntários permanecem com trabalhos de limpeza e apoio, mesmo com a retomada das cheias.

Por

Rio Forqueta avança e preocupa moradores de Marques de Souza
foto: Reprodução
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Rio Forqueta, que corta o município de Marques de Souza, apresentou um avanço mais rápido do que o projetado, segundo o prefeito, Fábio Mertz. As últimas previsões indicam que o rio pode subir até 2 metros, o que deixa em alerta autoridades e moradores devido às novas inundações e possibilidade de deslizamentos, tanto nas áreas rurais quanto nas estradas urbanas, incluindo trechos da BR-386.

Uma das principais preocupações é com os moradores da região de cota mais baixa, mesmo que poucas famílias tenham retornado às suas residências. “A preocupação é com os bloqueios, pois as pessoas não conseguem ir e vir. Até mesmo para continuar as limpezas”, comenta o prefeito.

No interior já há deslizamentos menores, considerados zonas de risco. Por isso, a orientação é que a população não circule desnecessariamente pela cidade e busque por espaços seguros e mantenham-se protegidos.

Apesar do cenário desafiador, equipes de voluntários se mobilizam para ajudar nas operações de limpeza e no suporte às comunidades afetadas. No momento, o foco está na organização das regiões altas e das duas escolas municipais, que foram fortemente atingidas pela cheia.

Acompanhe
nossas
redes sociais