“Erros humanos amplificam riscos de deslizamento”, diz especialista

NOS MORROS

“Erros humanos amplificam riscos de deslizamento”, diz especialista

O geólogo Cristiano Danieli explica que a remoção indevida de solo nas encostas retira o escoramento e fragiliza terrenos

Por

Atualizado domingo,
12 de Maio de 2024 às 22:19

“Erros humanos amplificam riscos de deslizamento”, diz especialista
Foto: Divulgação
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As chuvas intensas que castigam o Vale do Taquari nas últimas semanas não são as únicas responsáveis pelos deslizamentos de terra. Fatores humanos, como cortes inadequados para terraplanagem nas encostas, amplificam o risco de desastres naturais.

O geólogo Cristiano Danieli, explica que a remoção indevida de solo nas encostas retira o escoramento e fragiliza terrenos. “Estamos vendo muitos deslizamentos em estradas vicinais. Eles ocorrem justamente nas áreas de corte”, salienta o especialista.
A terraplanagem é uma prática para construção de casas e outras edificações. Em áreas agrícolas, a construção de chiqueirões e aviários com escavações equivocadas e sem estudo prévio deixam o solo sem sustentação.

A ação imprudente do homem acaba intensificando os desastres ambientais. Com o fenômeno das chuvas que acomete a região, os moradores próximos as áreas de encostas correm os principais riscos. Diante deste cenário, devem se retirar imediatamente a locais seguros.

Como amenizar os riscos

Cristiano Danieli alerta o Vale do Taquari para intensificar os estudos geológicos do solo. Muitas vilas e casas estão em zona de rastejo, movimentações lentas que podem evoluir para deslizamentos.

Além de promover estudos, é preciso ainda que o Vale do Taquari busque maneiras de prevenção. “É preciso fazer drenagens subterrâneas em zonas habitadas, a fim de desviar a água a desocupadas”, explica. Outra alternativa é fazer muros de contenção a fim de segurar blocos de rocha.

Acompanhe
nossas
redes sociais