Mais de 60 mil pessoas de 11 municípios do Vale foram atingidas pela enchente

PÓS-CHEIA

Mais de 60 mil pessoas de 11 municípios do Vale foram atingidas pela enchente

Dados foram contabilizados em estudo da UFRGS. Estrela aparece com 46,5% de sua população afetada, posicionando-se como o segundo município mais atingido do estado

Por

Atualizado sábado,
11 de Maio de 2024 às 07:20

Mais de 60 mil pessoas de 11 municípios do Vale foram atingidas pela enchente
Estrela aparece com 46,5% de sua população afetada, posicionando-se como o segundo município mais atingido do estado (Foto: A Hora)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um recente estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) trouxe à tona a dimensão das enchentes que assolaram o Vale do Taquari nos meses de abril e maio de 2024. De acordo com os dados obtidos por meio de imagens de satélite do sensor Sentinel-2, o estudo aponta que 60.776 pessoas foram atingidas nas enchentes, abrangendo 11 municípios da região. Lajeado lidera o cenário com 20.002 pessoas afetadas, seguido por Estrela, com 14.958 residentes impactados, e Arroio do Meio, com 7.311.

O estudo, no entanto, ressalta que esses números representam apenas uma parte dos afetados, uma vez que não incluem a totalidade dos municípios atingidos. Além do impacto humano, o estudo destaca que o número de domicílios afetados chega a 29.577, sendo Lajeado novamente o mais atingido, com 10.580 imóveis prejudicados.

A pesquisa também revela que, em termos percentuais, Estrela aparece com 46,5% de sua população afetada, posicionando-se como o segundo município mais atingido do estado, ficando atrás apenas para Eldorado do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais