Escolas se organizam para a volta às aulas

PÓS-CHEIA

Escolas se organizam para a volta às aulas

Na maioria dos municípios, as atividades retornam nesta segunda-feira, 13. Rede estadual segue sem previsão, assim como as escolas municipais de Muçum

Por

Atualizado sábado,
11 de Maio de 2024 às 20:27

Escolas se organizam para a volta às aulas
Escolas finalizam limpeza para receber os alunos na próxima semana. Madre Bárbara enfrenta os prejuízos da cheia pela primeira vez (Foto: A Hora)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A maioria das escolas do Vale do Taquari retomam as atividades na próxima semana, com exceção dos educandários diretamente atingidos pela enchente. Muçum é uma das cidades que permanece sem previsão de retorno.

Já em Estrela, mais de três mil estudantes retornam nesta segunda-feira, 13, exceto as Emefs Leo Joas e Cônego Sereno Hugo Wolkmer, e nas Emeis Arroio do Ouro, Pingo de Gente, Criança Feliz, Raio de Sol e Cantinho do Lar. O município apresentou alternativas para cada um dos educandários. Em Lajeado, as aulas retornam na segunda-feira, 13.

As aulas da rede estadual permanecem suspensas em sete regiões do estado por tempo indeterminado. É o caso das Coordenadorias de Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas, Guaíba, Estrela, Cachoeira do Sul e Gravataí.

A primeira vez em 127 anos

Em Lajeado, o rio Taquari alcançou a marca histórica dos 33,35 metros e, pela primeira vez na história, o Colégio Madre Bárbara foi atingido pela enchente. Localizado na parte central da cidade, a água chegou a quase dois metros de altura no térreo da instituição. O pior cenário foi no prédio da educação infantil, que ficou destruído no primeiro andar.

Apesar dos estragos, a comunidade escolar se uniu para fazer a limpeza e as obras de reparos já estão encaminhadas. Conforme a diretora Maria Elena Jacques, o retorno das aulas está previsto para quarta-feira, 15, para o ensino médio e fundamental, assim como para os níveis 4 e 5 da educação infantil. Somente os níveis 1, 2 e 3 não tem previsão de retorno, já que as salas estão em reforma.

“Nosso maior desejo é o retorno dos alunos, são eles que dão vida para a escola. O nosso sentimento é de agradecimento aos nossos colaboradores, às famílias e amigos que vieram ajudar como voluntários. Eles foram incansáveis para a reconstrução da nossa escola”, destaca.

Engajamento da comunidade

O Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) retoma as aulas para todas as turmas nesta segunda-feira, 13, em Lajeado. A escola teve quase toda a estrutura atingida pelas águas do Taquari e, nessa primeira semana, sete turmas terão aula em outras salas, nos blocos menos afetados.

Diretor do Ceat, Rodrigo Ulrich comemora o retorno das atividades e destaca o envolvimento da comunidade escolar. “A gente fica comovido quando uma tragédia assim aflige a região, isso mexe conosco. Mas todo o engajamento que as famílias, os alunos e os professores tiveram na hora de ajudar a escola foi muito especial. Só temos a agradecer”, destaca.
Voluntários trabalharam na limpeza do colégio durante toda a semana. “Nesse momento percebemos como a comunidade escolar do Ceat reconhece o valor da educação”, reforça.

Conforme o diretor, essa primeira semana será de acolhimento. O retorno das atividades na unidade de Roca Sales deve ser anunciado em breve. “Felizmente não perdemos ninguém da comunidade escolar nesta enchente, mas estamos trabalhando na forma de abordar as cheias com os alunos”, diz.

O Ceat registra as enchentes nas dependências da escola desde o século 19. A régua com as medições será atualizada com os novos números e Ulrich comenta a possibilidade de ampliar isso para outros ambientes da escola. “Nós vivemos ao lado de um rio, então é fundamental desenvolver nas crianças uma educação sobre as enchentes, fazer com que elas entendam o fenômeno.”

Pelo Vale

ANTA GORDA
As aulas iniciaram nas Emefs Augusto Meyer e Caretano Periolo, assim como na Emei Girassol. A Emef Pinheiro Machado terá aulas remotas.

ARROIO DO MEIO
As aulas nas escolas municipais (Emefs e Emeis) retornam na terça-feira, 14. A exceção é para a Emef Construindo o Saber, cujos alunos serão realocados para a escola de Barra da Forqueta.
O Colégio Bom Jesus retorna nesta segunda-feira, 13.

BOM RETIRO DO SUL
As aulas retornam na segunda-feira, 13, com exceção à Emef Genny de Souza da Silva. Essa escola retorna na quarta-feira, 15, na estrutura da Escola Irmãs Pivatto.

CANUDOS DO VALE
O recesso escolar de julho foi antecipado e segue até o dia 14 de maio, quando a Secretaria de Educação irá informar o retorno das aulas.

COLINAS
A Emei Pequeno Mundo já retomou as aulas. A Emef Ipiranga retorna na terça-feira, 14.

CRUZEIRO DO SUL
As aulas nas Emeis Doce de Infância e Novos Caminhos já retornaram.
As Emefs Anita Garibaldi, 25 de Julho e São Felipe retornam na segunda-feira, 13 de maio.

ENCANTADO
O Centro Municipal de Educação “Encantado” e as Emefs Érico Veríssimo, Porto Quinze, Mundo Encantado retornam às aulas na segunda-feira, 13. A Emef Batista Castoldi volta no dia 15. A previsão é que o turno integral retorne no dia 20, em todas as escolas.
As Emeis Imigrante, Planalto, Menino Trabalhador, Santa Clara, Pequeno Príncipe, Ciranda Porto XV, Navegantes e Pingo de Gente retornam no dia 13. A Emei Lajeadinho no dia 15 e a Emei Lago Azul no dia 20.

ESTRELA
As aulas retornam em toda a rede municipal nesta segunda-feira, 13, com exceção às Emefs Leo Joas e Cônego Sereno Hugo Wolkmer, e às Emeis Arroio do Ouro, Pingo de Gente, Criança Feliz, Raio de Sol e Cantinho do Lar. O turno inverso está suspenso em toda a cidade.
Os colégios Martin Luther e Santo Antônio já retomaram as aulas.

IMIGRANTE
Aulas retornam nesta segunda-feira, 13, em todas as escolas.

LAJEADO
As aulas municipais estavam suspensas até sexta-feira, 10, e retornam na segunda-feira, 13.
Univates informa que as atividades dos cursos de graduação (presenciais e a distância), técnicos e de pós-graduação Lato Sensu (especializações e MBAs) Stricto Sensu (mestrados e doutorados) estão suspensas até o dia 18 de maio, com retomada no dia 20.
O Colégio Alberto Torres (CEAT) programa o retorno às aulas no dia 13 de maio, na unidade de Lajeado, para todas as turmas. A unidade da Região Alta, em Roca Sales, segue com as aulas suspensas. A escola publicou uma nota nas redes sociais com maiores informações.
O Colégio Madre Bárbara fará o retorno das aulas na quarta-feira, 15, para o ensino fundamental e médio. Mais informações no comunicado oficial da escola.
Os colégios Gustavo Adolfo e Sinodal de Conventos retomaram as aulas nesta quarta-feira, 8.
O Colégio João Batista de Mello volta na segunda-feira, 13.

MARQUES DE SOUZA
O recesso escolar de julho foi antecipado e inicia na segunda-feira, 10. A previsão de retorno das aulas é dia 27.

MATO LEITÃO
As aulas da rede pública estadual e municipal já retornaram.

MUÇUM
Não há previsão de retorno das aulas.

NOVA BRÉSCIA
As aulas retornaram em apenas um turno na Emei Criança Feliz e na Emef Madre Assunta.

ROCA SALES
As aulas seguem suspensas até o dia 19 de maio. No dia 13, retornam as Eceis Sonho Infantil, Arco-íris e Pingo de Gente.
O Colégio Alberto Torres (CEAT) na Região Alta segue com as atividades escolares suspensas por tempo indeterminado.

SANTA CLARA DO SUL
Aulas das Emeis Criança Feliz e Pequeno Mundo, das Emefs Frei Henrique Coimbra, Gustavo Seidel e Professor Sereno já retornaram.

TAQUARI
As aulas retornam nas escolas municipais na terça-feira, 14, com exceção da Emef Timótheo Junqueira dos Santos e da Emei Paulo Freire.

TEUTÔNIA
Todas as Emeis e Emefs já retornaram.
Colégio Teutônia segue com atividades normais.

VENÂNCIO AIRES
As atividades escolares da rede municipal retornam na segunda-feira, 13, com exceção da escola Coronel Thomas Pereira, que volta no dia 16, e da Emei Frederico Closs, que não tem previsão de retorno.

VESPASIANO CORRÊA
As escolas municipais e a estadual retornam na segunda-feira, 13, em turno integral.

Acompanhe
nossas
redes sociais