Chuva retorna ao Vale nesta quarta

PREVISÃO DO TEMPO

Chuva retorna ao Vale nesta quarta

Alerta de temporais no sul do RS, com risco de vendaval e queda de granizo. Instabilidade aumenta na sexta e fim de semana

Por

Chuva retorna ao Vale nesta quarta
Foto: Ilustrativa/ Arquivo / A Hora
Vale do Taquari

O avanço de uma frente fria provoca o retorno da chuva nesta quarta-feira, 8. Os maiores impactos serão percebidos na zona sul do RS (região de Rio Grande e Pelotas), com chance de chuva torrencial, vento forte e queda de granizo. Essa instabilidade também pode alcançar a área dos Vales. Segundo modelos meteorológicos, com menor intensidade e chuva média de 15mm.

Já para sexta-feira, 10, há o reforço dessa instabilidade que passa a atuar no norte do estado. Cidades das cabeceiras do Rio Taquari podem receber volumes acima dos 100mm, distribuídos em três dias. Segundo especialistas da área geológica, pode haver a elevação do nível de rios e arroios, mas para cotas de alerta. Pelo panorama inicial, se descarta novas inundações na área dos Vales.

Ainda assim, a região precisa ficar atenta diante do elevado risco de deslizamentos. Moradores em áreas de encostas devem permanecer em alerta sobre as projeções de chuvas dos próximos dias. Essa instabilidade deve atuar até terça-feira, 14. No meio da próxima semana o tempo seco retorna e o frio passa a predominar, com mínimas abaixo dos 10°C em pontos mais altos do Vale.

O cenário mais crítico está previsto para a região de Porto Alegre. Com as cidades ainda alagadas e o vento Sul represando na Lagoa dos Patos, a chuva dos próximos dias tende a prolongar o cenário caótico na capital e região metropolitana.

Acompanhe
nossas
redes sociais