Município prepara processo licitatório para reconstrução da ponte na ERS-130

LAJEADO-ARROIO DO MEIO

Município prepara processo licitatório para reconstrução da ponte na ERS-130

Estimativa é que as obras sejam concluídas até dezembro

Por

Município prepara processo licitatório para reconstrução da ponte na ERS-130
Foto: Pedro Rodrigues
Vale do Taquari

Em uma entrevista à Rádio A Hora, na noite desta terça-feira, 7, o prefeito Marcelo Caumo e a vice prefeita, Gláucia Schumacher, anunciaram que o município prepara processo licitatório simplificado para a reconstrução da ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, que conecta as cidades de Lajeado e Arroio do Meio, além de abranger a região alta e baixa do Vale do Taquari.

Após uma série de reuniões com representantes do governo estadual e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), o prefeito destacou que a Empresa Gaúcha já dispõe dos recursos necessários para dar início às obras. Com uma estimativa de conclusão até o final de dezembro deste ano, o projeto está orçado em cerca de R$ 9 milhões, porém, Caumo expressou otimismo em relação à possibilidade de redução desse montante através da competitividade do processo licitatório.

“É fundamental avançarmos nesse projeto, que é muito importante para toda a região do Vale. Nossa intenção é que a nova ponte seja projetada com pelo menos dois metros a mais”, afirmou Caumo.

Além da reconstrução da ponte, a cidade entra agora em uma nova fase de planejamento urbano, focada em viabilizar moradias para os cerca de 1300 desabrigados em Lajeado, vítimas das recentes enchentes. O prefeito ressaltou que reuniões estratégicas estão sendo realizadas para oferecer uma resposta rápida às necessidades habitacionais dessas pessoas.

Quando questionado sobre as áreas destinadas para a construção das novas residências, Caumo enfatizou o compromisso da administração em encontrar novos espaços, considerando que as áreas anteriormente reservadas para abrigar as vítimas das enchentes de 2023 ainda aguardam desenvolvimentos. “É necessário mudar o sistema que está posto. Já se passaram oito meses desde as enchentes de 2023, e ainda nenhuma casa anunciada pelo governo federal foi construída. As áreas destinadas para essas construções permanecem reservadas, portanto, estamos empenhados em encontrar novos locais e apresentar propostas para a construção de residências de forma ágil e eficiente”, ressaltou o prefeito.

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais