Centro de Doações Regional começa a operar neste domingo

CHEIA DO TAQUARI

Centro de Doações Regional começa a operar neste domingo

Defesa Civil parte para a segunda etapa de enfrentamento a tragédia

Por

Centro de Doações Regional começa a operar neste domingo

A Defesa Civil parte para a segunda etapa de enfrentamento a tragédia e coloca em operação o Centro de Doações Regional, no Bairro Campestre em Lajeado. A unidade vai coletar comida alimentos, água e material de limpeza

Começa a operar neste domingo, o Centro de Doações Regional da Defesa Civil do RS no Vale do Taquari. A unidade foi instalada no Esporte Clube União Campestre e ficará aberta das 8h às 18h.
Voluntários e equipe da Defesa Civil estarão coordenando a distribuição das doações a todos os municípios afetados pelas cheias na região.

O Gabinete de Crise da Defesa Civil do Vale, instalado no Bairro Montanha em Lajeado, tem como estratégia, conscientizar a população sobre as características das doações, para agilizar a ajuda humanitária aos municípios. As doações neste momento, devem ser eficazes e práticas (veja lista abaixo).

A Defesa Civil decidiu abrir o Centro de Doações após concluída a etapa de salvamentos, quando o mais importante foi resgatar e salvar vidas.
Neste segundo estágio, as equipes se concentram em abastecer os sobreviventes e as comunidades com provimentos e a manutenção da saúde dos resgatados.
“As doações precisam ser eficazes e organizadas”, salienta o coronel Facin.

Gabinete de Crise

A Defesa Civil do Estado montou um dos gabinetes de crise no Corpo de Bombeiros, no Bairro Montanha em Lajeado. A equipe faz a estratégia de voo das aeronaves do Parque do Imigrante, a intermediação dos resgates, gerenciamento dos sobreviventes e comanda as doações para todas as 36 cidades do Vale do Taquari. Todas as estratégias de enfrentamento à tragédia no Vale do Taquari estão centradas no gabinete.

Atualmente, a equipe controla cinco aeronaves das forças de segurança que estão no Vale do Taquari que sobrevoam a região deslocando pessoas que necessitam de hospitais, hemodiálise ou outros tipos de serviços de saúde.

“Resgatamos pelo menos três gestantes que deram a luz”, salienta Diane Sordi, voluntária da Defesa Civil. As mães e os bebês foram encaminhados aos hospitais do Vale.

O Gabinete de Crise da Defesa Civil está conectado ao Gabinete do Vice-Governador, Gabriel Souza e conta com a participação de diversas secretarias estaduais, órgãos de segurança pública e entidades civis, garantindo uma atuação abrangente e coordenada.

Onde e quando doar:
• Local: Esporte Clube União Campestre em Lajeado ( Rua Rosalina Schneider Baron, 14)
• Horário: 8h às 18h, a partir de domingo (5 de maio)

O que doar:
* Alimentos não perecíveis: arroz, feijão, massa, farinhas, azeite, açúcar
* Alimentos prontos: água potável Barra de cereais, café solúvel, leite, bolacha, pão, bebidas prontas sem necessidade de refrigeração, geleia, manteiga e assemelhados
• Fraldas e absorvente feminino
• Material de limpeza: Esfregões, água sanitária, vassouras e panos, sabonete, pasta e escova de dente

Acompanhe
nossas
redes sociais