O Hospital Bruno Born tomou diversas medidas por conta da enchente, que pode atingir a casa de saúde. Em comunicado, a direção informa que serão colocados sacos de arreia para isolar alguns acessos do hospital. O HBB está entre as cotas 33 e 35 e age de forma preventiva caso o Rio Taquari continue a subir. O material será colocado na noite desta quarta-feira, 1º.
Os locais isolados serão identificados. O acesso aos setores será por outras entradas, que também serão identificadas. O HBB também está planejando o remanejo de atividades para andares superiores.
Outra medida, tendo em vista a situação dramática da região em função da enchente, o hospital manterá unicamente atendimento de urgências e emergências nesta quinta e sexta-feira. Todos os exames, cirurgias, tratamentos e consultas agendadas para estes dois dias estão suspensos.
Estrela
Em função das fortes chuvas e do risco de que as águas do Rio Taquari alcancem níveis inéditos e atinjam a subestação de energia do Hospital Estrela, a casa de saúde realizou, no decorrer desta quarta-feira, 1º, transferências de pacientes de nossas Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal e do Serviço de Emergência que necessitam de cuidados de suporte à vida.
Até a tarde desta quarta-feira, para o Hospital Bruno Born, de Lajeado, foram transferidos três pacientes neonatais, dois pediátricos e um adulto. Para o Hospital Divina, em Porto Alegre, já foram encaminhados três adultos. Estão previstas outras transferências. “Destacamos que apenas os pacientes que requerem suporte à vida foram transferidos. Os demais permanecem com assistência no Hospital Estrela”, diz o comunicado.
Roca Sales
Na manhã desta quarta-feira, o hospital Roque Gonzales, de Roca Sales, acomodou todos os pacientes no segundo andar. A medida foi tomada devido à iminente chance de entrada de água no primeiro piso.