HBB isola acessos devido a enchente

CHEIA NO VALE

HBB isola acessos devido a enchente

Casa de saúde pode ser atingida pelas águas nas próximas horas. Plano de contingência será utilizado para atender pacientes da região.

Por

HBB isola acessos devido a enchente
Cristiano Dickel, diretor executivo do HBB
Lajeado

O Hospital Bruno Born (HBB) iniciou as medidas de contenção para evitar que a enchente atinja a unidade de saúde, nas próximas horas. Segundo o diretor executivo do HBB, Cristiano Dickel, sacos de areia são usados para isolar alguns dos acessos da rua Carlos Von Kozeritz com a avenida Benjamin Constant. Água oriunda do esgoto, também pode atingir o subsolo.

“Estamos com caminhões e sacos de areia parados na porta do hospital e temos uma equipe preparada caso precisarmos fazer a contenção”, salienta. “Temos um grande risco no subsolo pela água vir pela rede de esgoto. Então, já fizemos o fechamento dos ralos”.

Dickel explica que o prédio do Centro de Tecnologia Avançada (CTA) foi projetado para comportar as grandes chuvas Nele há bombas e alarmes que acionam de forma automática quando o nível da água começa a subir. Ainda assim, ressalva que, o alto nível da atual enchente não descarta o risco de inundação do espaço.

“No CTA temos as principais máquinas do hospital, como as de ressonância e radioterapia, que não podem ficar desligadas. Elas ficam dois subsolos abaixo”. 

Uma equipe de engenheiros está trabalhando em conjunto para conter as inundações e fazer as contenções. “O risco é da água vir pelo pronto socorro. Então, essa lateral e a parte da frente do hospital vamos ter que fechar, porque a água entra pelo acesso das ambulâncias”.

Base de operações

O Hospital Bruno Born será um dos responsáveis por receber as vítimas resgatadas da enchente. Para tanto, a unidade atua com um plano de contingência montado nos mesmos moldes da operação das enchentes do ano passado e da Covid 19. “Com isso, sabemos para onde levar cada paciente grave, conforme a necessidade do hospital e do paciente”.

Até o momento, o HBB recebeu apenas um paciente vítima das enchentes no Vale. Devido a dificuldade de acesso a Lajeado, o estado realiza transferências para outras regiões do estado.

Acompanhe
nossas
redes sociais