“Essa cheia deve se aproximar a de setembro”, diz gerente da CPRM

ENTREVISTA

“Essa cheia deve se aproximar a de setembro”, diz gerente da CPRM

Franco Buffon concedeu entrevista à Radio A Hora e destaca que o cenário é preocupante, com chuvas fortes previstas nas cabeceiras nos próximos dias

“Essa cheia deve se aproximar a de setembro”, diz gerente da CPRM
Vale do Taquari

O gerente de Hidrologia da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), do Serviço Geológico do Brasil, Franco Buffon conversou com a Rádio A Hora nesta terça-feira, 30. A atual situação é consequência das fortes chuvas dos últimos dias, que encharcaram o solo, e superaram as previsões dos meteorologistas. “A previsão é que o rio continue em elevação acelerada nas próximas horas e madrugada à dentro”, comenta.

Conforme Buffon, a situação é preocupante. Até agora, as precipitações se concentraram mais na parte central da bacia hidrográfica do Taquari-Antas. Contudo, a previsão é que chuvas fortes alcancem as cabeceiras nos próximos dias. “Essa condição de solo encharcado será somada a mais chuvas aqui e ainda nas nascentes. O cenário que se formou é bastante crítico”, destaca.

De acordo com Buffon, até agora, o cenário da região de Lajeado é resultado das chuvas que caíram sobre essa parte da bacia. “Entretanto, a chuva vai chegar à cabeceiras e a água vai descer e se somar ao cenário que temos aqui na parte central. Por isso o alerta.”

Buffon frisa a importância de seguir as orientações da Defesa Civil de cada município. “É difícil afirmar, mas trabalhamos que essa enchente terá a mesma ordem de grandeza do ano passado, com uma magnitude semelhante. Essa cheia deve se aproximar da grande enchente de setembro”, conclui.

Confira essa entrevista e as atualizações no link abaixo:

Acompanhe
nossas
redes sociais