“É algo completamente atípico”, afirma o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Paulo Kohlrausch, sobre os deslizamentos ocorridos no município. A chuva intensa e quase ininterrupta desta terça-feira, 30, causou vários transtornos e prejuízos. “Não temos risco de enchente em Santa Clara.” Entretanto, o Arroio Saraquá atinge algumas famílias ribeirinhas. “Mas está sob controle.”
O maior problema, de acordo com o prefeito, se dá na área rural. Além estragos nas estradas, várias vias estão interditadas e ocorreram deslizamentos nas comunidades de Sampainho, Alto Arroio Alegre, Nova Santa Cruz e Picada Stumpf. “Isso é o que mais preocupa.”
Em Sampainho, um deslizamento levou uma casa. Ninguém ficou ferido, a família saiu a tempo da residência. “Mas toda a propriedade acabou destruída.” A Administração Municipal solicitou que mais pessoas deixassem suas casas em função do risco. “Isso é algo que nunca se viu em Santa Clara do Sul.”
O prefeito fez um apelo para que a comunidade não se aproxime desses deslizamentos, para minimizar qualquer possível risco.
Vias interditadas:
Estrada de Nova Santa Cruz a Chapadão – queda de barreira que deve interditar a via por pelo menos dois dias
Estrada de Sampainho até Alto Arroio Alegre – queda de barreira
Estrada de ligação entre Sampaio e Venâncio Aires – água do Arroio Sampaio impossibilita travessia