CIC Teutônia monta estratégias para futuro da cidade

NEGÓCIOS

CIC Teutônia monta estratégias para futuro da cidade

Fórum empresarial elaborou um e-book e apresentou demandas dos empresários para os candidatos a prefeito no município

CIC Teutônia monta estratégias para futuro da cidade
Foto: Ezequiel Neitzke
Teutônia

A CIC Teutônia mobilizou os associados para elencar demandas do empresariado aos candidatos à prefeito da cidade. O 1º Fórum Empresarial ocorreu nesta quarta-feira, dia 24, na sede da entidade.

O evento teve como propósito discutir o futuro do município, reunindo diretores e associados na elaboração de um documento estratégico que será apresentado aos candidatos nas Eleições Municipais de 2024.

Presidente da CIC, Renato Scheffler comenta que a ideia surgiu após a Federasul elaborar um documento para projetar o Rio Grande do Sul até 2035, quando se completa 200 anos da Revolução Farroupilha.

Sobre o que foi encontrado na pesquisa com o empresariado e também nos dados sobre a economia da cidade, Scheffler comenta que Teutônia está aquém do esperado. “Os números me deixaram preocupados em termos de desenvolvimento de Teutônia para os próximos anos”, desabafa.

Apresentação dos dados

O consultor Eduardo Bockel apresentou os dados da pesquisa e os números de Teutônia.

Ele comenta que a cidade teve uma taxa de envelhecimento de 8,33% segundo o Censo. “Isso preocupa, pois temos uma curva grande de pessoas ficando mais velhas e não se tem perspectivas de termos mais crianças nos próximos anos.”

Sobre o índice de desenvolvimento humano do município (IDHM), de 2010, Bockel relata que está com 0,747, atrás de Lajeado e Estrela. Nos dados de educação, renda e longevidade, apenas o índice de longevidade Teutônia ficou na frente, com 0,855. “Não são dados atualizados, então não podemos ter um raio-x mais exato, principalmente na educação onde temos uma defasagem.”

No Índice de desenvolvimento socioeconômico (Idese) de 2020, Teutônia está com 0,804, também atrás dos três municípios usados para o comparativo. Ficando a frente somente na educação.

Em relação a expectativa de vida da população de Teutônia é de 76,3 anos.

Bockel apresentou os dados de escolaridade de 2010 das pessoas com mais de 14 anos. Na ocasião 51,77% tem ensino fundamental incompleto; 17,15% tem ensino fundamental completo; 22,8% tem ensino médio completo; 5,87% tem ensino superior completo e 2,41% são analfabetos. “Foram os números mais recentes que encontrei, porém em 14 anos a situação deve ter mudado muito, mas temos que olhar para eles, pois mostra um recorte da realidade.”

Em relação ao trabalho e renda, os dados do IBGE de 2021 mostra que Teutônia tem uma média salarial de 2,3 salários.

O próximo passo da CIC Teutônia será elaborado um e-book para entregar aos candidatos a prefeito da cidade, em um café da manhã na sede da entidade.

Os números

  • 32797 população
  • 16008 são homens
  • 16779 são mulheres
  • 27869 moram na cidade
  • 4918 moram no interior
  • 960 domicílios rurais
  • 18% da população tem 60 anos ou mais
  • 18% da população tem menos de 14 anos

A pesquisa

Foto: Ezequiel Neitzke

A pesquisa foi enviada para todos os mais de 500 associados porém foi respondida por 33. “Foi o primeiro fórum, com certeza no próximo teremos mais adesão. Necessitamos plantar uma semente para melhorar nossa cidade”, destaca a diretora executiva da CIC, Camila Schulte Bolfe.

Foram apresentados e discutidos entre os presentes no encontro situações de segurança pública, cultura, turismo, desenvolvimento social e socioeconômico, infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana, saúde, tecnologia, inovação e educação.

“Vamos agora juntar as ideias e criar um e-book e apresentar aos candidatos. Temos que acertar para cidade crescer”, aponta Bockel.

A entrega será feita em agosto, em um café da manhã na sede da entidade.

Os vereadores, depois de eleitos, também ganharão o material.

Acompanhe
nossas
redes sociais