Há 20 anos, Lajeadense completava mais um aniversário

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Lajeadense completava mais um aniversário

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Duas décadas atrás, o Clube Esportivo Lajeadense completava 93 anos. Na época, o principal objetivo era superar a crise financeira do Lajeadense, que quase chegou a fechar as portas por causa das dívidas. Naquele tempo, era o único clube profissional em atividade no Vale do Taquari.

O Lajeadense foi fundado em 23 de abril de 1911 e é até hoje um dos mais antigos do Brasil. Os primeiros jogos foram disputados no chamado “potreiro dos Berner”. Era um campo às margens do que é hoje a Avenida Benjamin Constant e era circundado por árvores.

Em 1957, o Lajeadense comprou uma nova área de terras, onde inaugurou o antigo Estádio do Florestal em 1962. Cinquenta anos depois, a atual sede do Lajeadense foi inaugurada no bairro Floresta, a Arena Alviazul.

O velho campo, na Av. Benjamin Constant, que funcionou até os anos 1960. (fotos: Arquivo Lajeadense)

Antigo pavilhão social no antigo Estádio do Florestal. (Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Há 50 ans, Engenho era aterro sanitário

Em 1974, o Canal do Engenho de Lajeado, hoje tapado pela Avenida Décio Martins Costa, servia de aterro sanitário. Na época, o arroio estava sendo canalizado e a prefeitura depositava o lixo ali. A ideia era cobrir os resíduos com terra, mas isso muitas vezes não acontecia.

Os moradores próximos estavam revoltados, já que o lixo causava náuseas e dores de cabeça devido ao cheiro excessivo. Após jornais da época publicarem reportagem sobre o assunto, foi proibida o depósito de lixo naquele local.

2004

Desastre de Ryongchn – Uma carga inflamável de um trem explodiu numa estação, na Coreia do Norte. Pelo menos 54 pessoas morreram e outras 1,2 mil ficaram feridas. Na época, a notícia foi divulgada pelos meios de comunicação sul-coreanos, que relataram que até 3 mil pessoas tinham morrido na explosão. O governo norte-coreano declarou estado de emergência na região, mas poucas informações foram divulgadas.

1972

Morria José Maria Alkmin – Aos 72 anos, o político mineiro faleceu no hospital em Belo Horizonte, onde estava internado com distúrbio vascular cerebral. Alckmin foi vice-presidente do Brasil de 1964 a 1967, durante o governo do General Humberto Castelo Branco, primeiro presidente da Ditadura Militar do Brasil. O político tinha sido deputado inúmeras vezes e também Ministro da Fazenda no governo de Juscelino Kubitschek.

Hoje é

  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia do Serralheiro
  • Dia Nacional da Educação de Surdos
  • Dia Nacional do Choro
  • Dia da Língua Inglesa
  • Dia da Língua Espanhola

Santo do dia: São Jorge

Acompanhe
nossas
redes sociais