Vermelho para a violência

Opinião

Ezequiel Neitzke

Ezequiel Neitzke

Jornalista

Coluna esportiva

Vermelho para a violência

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O árbitro, Alex Luis Feldmann, 38, morador de Westfália, virou notícia nos últimos dias, não por executar bem o seu trabalho dentro de campo, mas sim por um caso policial. O mesmo foi agredido enquanto apitava a partida entre Harmonia e Sabiá Branco, no municipal de Não-Me-Toque.

Há tempo venho cuidando o comportamento dos torcedores e jogadores nos campos de futebol da região. Cheguei à conclusão que, para alguns, a diversão é destilar ódio e ofender quem estiver na frente, indiferente do que é essa pessoa, adversário, organizador ou árbitro. O importante é mostrar para a comunidade quem berra mais alto e quem manda no local.

Como todo ser humano, árbitros de futebol também têm altos e baixos e estão sujeitos a erros. Mas em muitos casos, a culpa é toda do homem do apito. Você acredita que durante uma partida só o árbitro não pode errar? Por que o jogador que erra o passe, perde um gol feito, ou comete uma gafe, não tem o mesmo julgamento? Por que o treinador que erra na escalação ou substituição não sofre a mesma avaliação? Fica muito fácil culpar os outros por nossos erros e falhas.

As agressões que os árbitros sofreram não justificam qualquer falha deles. A grande maioria desse pessoal que trabalha nos campos de futebol tem família e utiliza o apito como uma fonte complementar de renda.

Em pleno século XXI é inadmissível convivermos com essas situações. O futebol foi feito para integrar as pessoas e comunidades e não para ser um campo de guerra.

Copa RS começa dia 21

A Copa RS de Futebol Amador, organizada pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), conta com 162 equipes inscritas, sendo 72 times na categoria Livre. O Taquariense, de Taquari, e o Fortes e Livres, de Muçum, estão no grupo 6, ao lado de equipes das cidades de Agudo, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Júlio de Castilhos, Nova Palma, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Francisco de Assis, São Martinho da Serra e São Pedro do Sul. O Taquariense estreia contra o Ser Castelo Branco, de Júlio de Castilhos, enquanto que o Fortes e Livres encara o Cerro Azul (São Martinho da Serra), ambos os jogos serão em Júlio de Castilhos.

Acompanhe
nossas
redes sociais