“Consórcio intermunicipal” nos trilhos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

“Consórcio intermunicipal” nos trilhos

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Rumo Logística não está interessada em uma representativa parcela da malha ferroviária gaúcha, que já está sob responsabilidade da própria empresa. E a razão é muito simples: esses trechos não geram lucro, e, portanto, não são atraentes para novos investimentos em modernização e ampliação. O estado questiona a eventual falta de demanda e o debate vai se estender e encher páginas de jornais. Mas há um porém que impacta o Vale do Taquari. O trecho entre Colinas e Estrela, que conecta o complexo portuário de Estrela com a malha gaúcha, está nesta indigesta parcela de trilhos subutilizados. Aliás, tal trecho foi praticamente abandonado pela empresa privada nos últimos anos, foi duramente atingido pelas enchentes, e está muito pior se comparado às condições em que foram entregues à concessionária.

Portanto, e no mínimo, a Rumo Logística precisa devolvê-lo à região nas mesmas condições de outrora. E se porventura o trecho não gera lucro à empresa, é preciso pensar um novo modelo de concessão e/ou parceria. E uma das sugestões avaliadas pelo Estado – e de difícil implementação – é a criação de um “consórcio intermunicipal” para assumir a bronca e recolocar nos trilhos os vagões comerciais e, claro, os recentes passeios dos trens turísticos.

Novos secretários e as eleições

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) participou diretamente da escolha dos novos secretários de Obras e de Meio Ambiente, Günther Meyer e Everson Marques Araújo. Não por menos, as indicações não geraram ruídos entre os partidos coligados – ou “pré-coligados”. Especialmente com o PL, que até então coordenava o setor de Meio Ambiente por meio do hoje pré-candidato a prefeito, Luís Benoitt. Aliás, uma nova parceria entre o PP e o PL está cada vez mais próxima de ser consolidada. Lembrando que o PP também almeja apoio do PSDB e do Republicanos.

Governador em Arroio do Meio

Pouco mais de sete meses após a tragédia de setembro, o governador em exercício Gabriel Souza (MDB) visita a cidade de Arroio do Meio nesta sexta-feira para inaugurar 28 casas temporárias. A construção é fruto da cooperação tripartite entre secretarias estaduais; a iniciativa privada, por meio ddo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS); e o governo de Arroio do Meio. As unidades habitacionais provisórias foram construídas utilizando materiais doados por empresas do ramo da construção civil associadas à entidade. O evento com o chefe do Executivo estadual inicia às 10h, na Rua 28 de Novembro, bairro Novo Horizonte.

Migrações empresariais pós-enchente

Após a transferência das empresas STW e Vidraçaria Lajeadense, especialmente, a Sorvetes Gemelli, uma empresa genuinamente lajeadense e que completa 54 anos em setembro, também projeta a construção de uma nova sede após as trágicas e históricas enchentes de setembro e novembro de 2023. Para tal, a direção da indústria busca fechar uma permuta com o poder público municipal para incorporar ao patrimônio privado uma área lindeira ao Distrito Industrial, no bairro Centenário, localizada ao lado de um imóvel que já pertence à Gemelli. E certamente não vai faltar esforços do Executivo e do Legislativo para também auxiliarem neste novo empreendimento.

Renovação polêmica

Vereadores de Encantado questionam a ausência de debate no plenário da câmara acerca da renovação de contrato com a Corsan/Aegea. Chefe do Executivo, Jonas Calvi (PSDB) afirma que é prerrogativa do governo municipal renovar ou não o acordo. Ou seja, não seria necessário o aval do Legislativo. Por outro lado, alguns parlamentares questionam a afirmação e foram ao Ministério Público questionar a legalidade do processo de renovação. Segundo eles, uma lei municipal de 2007 exige que “a prorrogação do contrato de programa para a prestação de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário só se efetivará mediante autorização do Poder Legislativo”.

TCE cobra listas de espera na educação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu ofício aos gestores públicos com alerta sobre a necessidade de divulgação da lista de espera por vagas nos estabelecimentos de educação básica da rede de ensino estadual e municipal, incluindo as creches. O documento destaca a exigência da lei federal nº 9.394/96 que obriga a referida transparência, a ser elaborada por unidade escolar e em ordem de colocação. Conforme o ofício, é recomendável a inclusão da data do pedido e o número do protocolo da solicitação. Também deve ser disponibilizada no site/portal oficial do município a listagem geral consolidada onde constará o total de vagas faltantes na rede escolar.

TIRO CURTO

  • Ainda sobre os trilhos da Ferrovia do Trigo, a Amturvales acompanha os debates entre a Rumo Logística e o governo estadual. A entidade luta para o estado abraçar o projeto do Trem dos Vales como produto turístico. Com os passeios regulares, estima a associação, será possível incrementar algo próximo a R$ 30 milhões anuais na economia local só com a venda dos bilhetes.
  • Em Estrela, o PRD (fusão dos extintos partidos PTB e Patriotas) anuncia uma agenda pública nesta sexta-feira. Na programação, encontro com o prefeito Elmar Schneider (MDB) e posse do Diretório Municipal, que terá Airton Engster dos Santos como o presidente, Ricardo Wagner como “presidente de honra”, e Günther Wagner como “embaixador”.
  • Ex-prefeito de Imigrante e ex-secretário de Saúde de Estrela, Celso Kaplan (PP) deve anunciar na sexta-feira o futuro na política. Ele convocou os apoiadores do PP de Imigrante para conversar sobre a pré-candidatura a prefeito no município.
  • Em Encantado, a ex-secretária de Educação, Stefanie Casagrande, assumiu a função de Gestora de Inovação. Ela também é cotada para concorrer a vereadora em outubro.

Acompanhe
nossas
redes sociais