Chiamulera e Gemelli preparam ampliação das fábricas em Lajeado

ECONOMIA E NEGÓCIOS

Chiamulera e Gemelli preparam ampliação das fábricas em Lajeado

Empresa do ramo de bebidas investe em pavilhão industrial e prepara entrada no mercado de vinagre e álcool perfumado. Gemelli Sorvetes deve trocar o Centro por área no distrito industrial

Por

Chiamulera e Gemelli preparam ampliação das fábricas em Lajeado
Gemelli busca novo espaço para ampliar capacidade de produção. (Foto: divulgação)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Consolidadas no mercado e com projetos para aumento da produção, a Bebidas Chiamulera e Gemelli Sorvetes avançam na construção de novas fábricas em Lajeado. Os dois investimentos ocorrem com apoio do governo municipal. O movimento das duas empresas, parte de realidades distintas. Enquanto a indústria de bebidas prospecta a entrada em novos mercados, a marca de sorvetes vislumbra o aproveitamento de terreno que possui no Centenário aliada a saída do prédio no Centro, inundado nas últimas enchentes.

Nesta semana, os vereadores autorizaram o incentivo em 306 horas-máquina para construção de um pavilhão industrial pela Chiamulera, às margens da RSC-453 no bairro Floresta. De acordo com o engenheiro do projeto, Norberto Ferri, a estrutura será erguida ao lado de onde a empresa possui a locação de outro pavilhão de 2.777 m². O novo complexo terá três mil metros quadrados e servirá, em um primeiro momento para armazenagem de garrafas de vidro e futuramente na produção de álcool perfumado e vinagre. Uma projeção inicial é que o pavilhão fique pronto em até 12 meses.

Permuta com o município de Lajeado permite ampliação de área da Bebidas Chiamulera

Gemelli no distrito industrial

Instalada em um prédio na rua Borges de Medeiros, no Centro, a empresa Gemelli Sorvetes negocia com o governo uma mudança para o distrito industrial no bairro Centenário. O vereador Mozart Lopes (PP) relatou a intenção do governo em conceder uma área atualmente destinada aos papeleiros para que a empresa possa construir um complexo industrial mais amplo. “Fui eu quem colocou os papeleiros ali e estamos analisando outros locais para eles”, explica.

Conforme o diretor executivo da empresa, Nilson Gemelli, além da estrutura ser atingida pela enchente na área central, o espaço de 3,8 mil m² está 100% ocupado, o que impede a possibilidade de ampliação. “Precisamos de uma área de 10 mil m² para seguir em desenvolvimento e quem sabe aumentar o tamanho da nossa empresa”, pontua.

A área no Centenário fica em conjunto com um terreno que a empresa possui e não utiliza atualmente, com cerca de quatro mil m². Mesmo com as tratativas em andamento, Nilson não acredita que uma obra para nova fábrica possa iniciar antes de dois anos. “Mesmo assim a gente não abre conversas com outras cidades, mesmo com propostas recebidas seguidamente para se instalar em outros municípios. Nós temos uma ligação histórica com Lajeado e a área adquirida, precisamos somente deste incentivo”, conclui.

Sobre as empresas

Fundada em 1986, a Bebidas Chiamulera teve sua origem ligada à produção de aguardente de cana. No início, tinha atuação regional. Aos poucos, porém, ampliou a área de abrangência para todo o RS e, em seguida, chegou também aos estados de Santa Catarina e Paraná.

Nos últimos anos, a empresa mantém um ritmo de expansão. No ano passado, foi uma das empresas agraciadas com o prêmio Exportação RS, pela quarta vez consecutiva. Na última lista das 100 empresas com maior Valor Adicionado Fiscal (VAF) de Lajeado, apareceu na 31ª colocação.

A Gemelli Sorvetes surgiu em 1995, mas ligação da família com o mercado em que atuam iniciou em 1970 com uma fábrica em Santo Ângelo. Hoje são cerca de 60 funcionários, se considerar o período de maior produção.

Acompanhe
nossas
redes sociais