Parque do Imigrante conectado à Univates

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Parque do Imigrante conectado à Univates

Por

O assunto sobre a necessária modernização do Parque do Imigrante será mais recorrente neste espaço. Afinal, não se trata de uma demanda exclusiva dos lajeadenses. Mas, sim, de toda uma região que segue carente de um Centro de Eventos condizente com a pujança do Vale do Taquari. Ontem escrevi sobre os projetos encaminhados e/ou sugeridos por agentes da academia e do setor empresarial, e que envolvem ampliações, novos prédios e reformas dos antigos pavilhões. Hoje quero falar de um problema externo ao parque: o estacionamento.

Ora, são recorrentes as queixas por parte dos coordenadores da tradicional Expovale acerca da escassez de vagas para visitantes e, inclusive, expositores. E, entre as soluções ventiladas pelos organizadores da 23ª edição da nossa feira, uma em específico é bastante plausível.

Eles sugerem a utilização dos amplos estacionamentos privados – e terceirizados – da Universidade do Vale do Taquari (Univates), com a disponibilização de transporte coletivo entre o campus e o Parque do Imigrante durante os eventos. Além disso, os representantes da Acil sugerem a utilização de auditórios e teatro para a realização de palestras, rodadas de negócios e demais atividades técnicas. E faz sentido, reforço.

Críticas à Saúde

A área da saúde pública de Lajeado foi duramente criticada pelos vereadores de oposição na sessão plenária de ontem. Desde a atenção básica nos Postos de Saúde até a estrutura e os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento. E passando de forma contundente pelo principal responsável pela pasta, o secretário Cláudio Klein. Sobre ele, aliás, o vereador Waldir Blau (MDB) voltou a citar o termo “secretário meia boca”, se referindo ao período que o servidor passa em seu gabinete particular. Ainda sobre a área da saúde, Marcio Dal Cin (MDB) afirmou que a pesquisa de satisfação nos postos de saúde, capitaneada pelo presidente do Legislativo, Lorival Silveira (PP), “beira a propaganda eleitoral antecipada”. Silveira se defendeu e lembrou que as ações são coletivas e precisam envolver todos os vereadores. “É a câmara que está lá fazendo a pesquisa. Tem elogios e críticas. Não preciso disso para fazer campanha.”

Os acertos do “Made in Encantado”

O evento de entrega do Troféu Adroaldo Conzatti, na noite de quinta-feira passada, foi o gran finale da primeira jornada do projeto Made in Encantado, um trabalho jornalístico e cultural que ouviu 72 histórias de empreendedores da cidade do Cristo Protetor e iniciou um documento único e valioso para aquela comunidade. A solenidade realizada no aconchegante e glamouroso auditório do Sicredi Região dos Vales coroou o novo momento do município, e também reforçou a relevância do recente movimento do Grupo A Hora, que apostou e investe alto em uma qualificada equipe (foto) para ouvir as dores e compartilhar as conquistas e méritos de toda a região alta do Vale do Taquari.

Horas extras sob investigação em Lajeado

O promotor de justiça João Pedro Togni assinou uma curiosa “Recomendação” ao governo de Lajeado. Após instaurar um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no pagamento de horas extras a quatro servidores que atuam na fiscalização de obras realizadas pelo Executivo – em um dos casos, o servidor recebeu 252,82 horas extras só em 2020, representando uma média mensal de R$ 2,4 mil –, e diante de eventuais problemas de controle desses pagamentos, o agente do Ministério Público recomenda que o prefeito Marcelo Caumo (PP) “abstenha-se de autorizar o pagamento de horas extras sem efetiva e excepcional necessidade de serviços previamente justificados, alertando vosso secretariado para observância dos indicativos supramencionados, e, ainda, que todo e qualquer pagamento de hora extra a servidor seja anteriormente autorizado e justificado por escrito, pela chefia competente de cada Secretaria, com especificação, inclusive, da quantidade de horas extras autorizada e da atividade específica a ser realizada na jornada extraordinária”.

Além disso, o MP cobra do governo a entrega mensal (durante os próximos 12 meses) da listagem das horas extraordinárias pagas e todos os detalhes de quem recebeu. Questionado, Caumo informa que repassou nessa segunda-feira o recado aos secretários.

Dinâmica coletiva contra as enchentes

Para dar sequência ao processo de profissionalização das equipes e voluntários responsáveis pelo atendimento e prestação de serviços em momentos de crises climáticas – em especial as enchentes –, a Secretaria de Segurança Pública de Lajeado organiza uma dinâmica coletiva sob orientação da agência norte-americana USAID, que iniciou em março um amplo e complexo trabalho de capacitação dos mais diversos agentes da sociedade regional. O evento ocorre no dia 29 de abril, das 8h30min às 19h, com mais de 40 participantes, nos ambientes do Tri Hotel, em Lajeado. E será mais um capítulo na construção do chamado Programa Regional de Assistência para Desastres.

TIRO CURTO

  • O governo de Lajeado possui contrato com a Aegea/Corsan até 2033. É um acordo antigo, firmado na década retrasada. Diante dos impasses jurídicos gerados por uma eventual ruptura de contrato, o Executivo lajeadense deve buscar a renovação. Para isso quer estabelecer uma série de prioridades. Entre essas, atenção máxima ao tratamento de esgoto e um olhar criterioso às sociedades de água.
  • Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) vetou uma série de emendas aprovadas pelos vereadores e referentes ao projeto da Guarda Civil Municipal Armada. Ou seja, o assunto ainda vai se arrastar por algumas semanas.
  • Também em Lajeado, a administração municipal assinou Termo Aditivo com a empresa Sieg Engenharia e prorrogou até o dia 1º de junho a conclusão da quadra de basquete no Parque Linear.
  • Na rede de ensino municipal de Lajeado, são 372 crianças com transtorno do espectro autista incluídas no nas classes comuns de ensino regular. São 263 do ensino fundamental e 109 do infantil.
  • Em tempo, o Executivo de Lajeado ainda não consertou a “superparada” de ônibus localizada na Av. Benjamin Constant, na quadra entre as ruas Pinheiro Machado e Saldanha Marinho. A estrutura foi danificada após um acidente de trânsito ocorrido no dia sete de janeiro.
  • Acusado de participação na morte do médico Marco Antônio Becker, o ex-prefeito de Roca Sales, Bayard Olle Fischer dos Santos, foi absolvido pela justiça em julho do ano passado. E hoje ele está cotado para concorrer novamente a prefeito da cidade pelo MDB. Durante a sua gestão, o município recebeu a planta da Calçados Beira Rio. E isso pode ser um dos trunfos de uma eventual campanha.
  • Em Arroio do Meio, a troca do subprefeito de Arroio Grande poderia ter desagradado alguns agentes do PDT. Mas tudo indica que Romano Kunzler, o novo subprefeito, vai ajudar Odair Werner (PDT), o ex-subprefeito, em sua futura campanha para vereador.
  • Secretário de Assistência Social de Encantado, Fabiano Mueller Lemos deve deixar o governo encantadense e assumir como novo coordenador adjunto da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Acompanhe
nossas
redes sociais