Curso de Direito da Univates recebe Selo OAB Recomenda

RECONHECIMENTO

Curso de Direito da Univates recebe Selo OAB Recomenda

Cerimônia para a entrega simbólica do selo acontecerá em Brasília, em junho

Por

Atualizado quarta-feira,
17 de Abril de 2024 às 13:42

Curso de Direito da Univates recebe Selo OAB Recomenda
Foto: Arquivo A Hora
Vale do Taquari

O curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari – Univates será reconhecido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o Selo OAB Recomenda, que está na sua 8ª edição em 2024. A comunicação à instituição aconteceu na última semana, no ano em que o curso de Direito da Univates comemora os seus 25 anos.

Uma cerimônia para a entrega simbólica do selo acontecerá em Brasília, em junho. Para garantir o reconhecimento à uma instituição, a OAB analisa um conjunto de critérios. Dentre eles, alguns estabelecidos em avaliações da área da Educação pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além das notas dos estudantes que prestam o Exame de Ordem da OAB.

Criado em 1999, o Selo OAB Recomenda chegou à sua 7ª edição em 2022 (a edição mais recente até então), avaliando mais de 1,7 mil cursos de Direito em todo o país, momento em que 190 cursos foram reconhecidos. Instituído pelo Pleno do Conselho Federal há mais de 20 anos, o indicador é mais uma das ferramentas que a Ordem tem à sua disposição para garantir a qualidade da formação jurídica no país. Junto com o Exame de Ordem Unificado (EOU), a chancela é um dos instrumentos fundamentais para a garantia da qualificação dos profissionais de direito no Brasil. Em 2022, segundo dados do sistema e-MEC, existiam no Brasil 1.896 cursos de Direito, com oferta de 361.848 vagas anuais.

A vice-reitora e pró-reitora de Ensino, Fernanda Storck Pinheiro, também professora do curso de Direito, comemora. “Ter este selo indica uma aferição de qualidade por parte do Conselho Profissional que é responsável por todas as questões de diretrizes profissionais após a conclusão do curso. Valida ainda mais o trabalho que a gente tem feito aqui na Univates”, informa ela.

“É muito importante ter alcançado esse selo, principalmente porque nós estamos falando de um curso já consolidado na região, que este ano completa seus 25 anos de existência. Contar com o Selo OAB Recomenda é ter um atestado pelo Conselho Profissional de que estamos no caminho certo, ou seja, de que foram acertadas uma série de melhorias que estamos implementando ao longo dos anos, investindo na formação de professores, revisando o currículo, revisando práticas de aula, metodologias, e investindo em pesquisa”, explica a vice-reitora.

Professora Leila Viviane Scherer Hammes, coordenadora do curso. Crédito – Antonio Luiz Marini Marchi

Para a coordenadora do curso de Direito, professora Leila Viviane Scherer Hammes, a notícia é recebida com orgulho. “Este reconhecimento evidencia o trabalho incansável dos nossos professores em oferecer uma educação jurídica de excelência. Reflete também o esforço contínuo e a dedicação dos nossos estudantes, que são a verdadeira essência do curso. O Selo OAB Recomenda, além de validar a qualidade do nosso ensino, reafirma nosso compromisso com a formação jurídica que propicia aos nossos estudantes serem agentes de mudança na sociedade”.

Curso de Direito da Univates completa 25 anos em 2024

Em 2024, o curso de Direito da Univates completa 25 anos. Desde sua fundação, a graduação tem capacitado profissionais com conhecimentos jurídicos sólidos, tornando-os agentes de transformação social. Por meio de experimentações e vivências diversas, os estudantes são incentivados a buscar soluções jurídicas inovadoras e promover a justiça. Uma comemoração especial está sendo preparada para celebrar o aniversário do curso.

Galeria

Selo OAB Recomenda - Crédito - Reprodução - OAB

Acompanhe
nossas
redes sociais