A educação precisa de ações práticas e não só de falácias

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

A educação precisa de ações práticas e não só de falácias

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em um estado onde a educação é apontada como prioridade, algumas situações vividas por escolas da região apontam que a realidade está bem distante da realidade. A Escola Fernandes Vieira, localizada no centro de Lajeado, se vê diante de uma situação alarmante.

Em reportagem no A Hora de hoje, a diretora da instituição revela que a falta de funcionários essenciais está comprometendo não apenas a rotina escolar, mas a segurança e o bem-estar dos alunos. Com a ausência de merendeira na equipe, os estudantes, muitos dos quais provenientes de áreas carentes e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, estão privados de uma refeição digna. Em diversas ocasiões, essa refeição na escola representa o único sustento alimentar do dia para muitos desses jovens. Além disso, a escola enfrenta outro desafio sério: a falta de um porteiro.

A ausência desse profissional gera preocupações quanto à segurança dos alunos e funcionários, deixando um vazio que compromete a tranquilidade e o ambiente propício para o aprendizado. Para os alunos do Colégio Castelo Branco, a incerteza paira no ar. Com as aulas na Univates e sem previsão de retorno ao prédio escolar, a comunidade escolar enfrenta um período de instabilidade e ansiedade.

Poderíamos elencar inúmeros desafios enfrentados pelas escolas estaduais e fica evidente que o compromisso com a educação vai além das palavras e dos discursos políticos. Investir verdadeiramente na educação significa garantir condições adequadas para o pleno funcionamento das escolas, priorizando o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos.

Falta de empatia

Recentemente, um estudo revelou uma percepção alarmante sobre a qualidade do atendimento em órgãos públicos, abrangendo esferas municipais, estaduais e federais, assim como bancos públicos. Manifestações consistentes indicam um padrão preocupante de má vontade, mau humor e falta de empatia por parte dos atendentes. Embora se reconheça a pressão enfrentada pelos funcionários e a frequência de clientes com demandas complexas ou insatisfações recorrentes, a recorrência de relatos negativos é motivo de grande preocupação. Enquanto alguns clientes optam por buscar alternativas, como cooperativas de crédito ou bancos privados, infelizmente, em muitos casos, não há escolha senão enfrentar os serviços públicos. A mudança requer um compromisso firme com a excelência no serviço público, onde a empatia e a vontade de ajudar são os pilares fundamentais.

Cenário eleitoral em Lajeado

Com o mês de abril chegando ao fim, o cenário político em Lajado começa a se consolidar com a possível entrada de três, e até mesmo quatro, candidatos na disputa eleitoral que culminará em outubro. A análise tem sido acompanhada de perto por Rodrigo Martini, cujas publicações na coluna diária do A Hora têm fornecido insights sobre os acontecimentos políticos locais. O Projeto Pensar Eleições, liderado pela empresa, tem contribuído para antecipar informações sobre o pleito, destacando a pré-candidatura da atual vice-prefeita, Glaucia Schumacher, que surge como forte concorrente na linha de sucessão do prefeito Marcelo Caumo pelo Partido Progressista (PP). A tendência do PP em apresentar uma chapa pura, sem abrir espaço para uma vice de outro partido, reforça a força da candidatura de Glaucia, respaldada pela estrutura do governo municipal e pela boa gestão de Marcelo.

Enquanto isso, a oposição, ciente da dificuldade histórica de vencer quando dividida, parece seguir a mesma estratégia, com o MDB apresentando Carlos Eduardo Ranzi e o PT lançando Sérgio Kiniphoff, ambos também com possíveis chapas puras. Uma possibilidade de surpresa no cenário seria a possível candidatura de Luiz Benoit, ex-secretário do Meio Ambiente de Lajeado, pelo Partido Liberal (PL), que, apesar de ter integrantes no governo atual, não rompeu com a gestão e pode concorrer com uma chapa própria ou até mesmo apoiar o PP.

Com os indicativos atuais, a disputa eleitoral se concentra em quem será capaz de desafiar a hegemonia do PP no governo municipal. Embora ainda cedo para análises profundas, as pesquisas em curso, de análises internas, refletem o panorama político atual da maior cidade do Vale.

Acompanhe
nossas
redes sociais