Festa da Bergamota será lançada nesta sexta, em Marques de Souza

46ª EDIÇÃO

Festa da Bergamota será lançada nesta sexta, em Marques de Souza

Evento, que exalta a fruta típica da localidade e a culinária italiana, ocorre no dia 16 de Junho, na comunidade Bela Vista do Fão. Organização projeta público de 2 mil pessoas

Por

Festa da Bergamota será lançada nesta sexta, em Marques de Souza
Lissandra Brunetto e Valdir Trombini, organizadores da 46ª Festa da Bergamota (Foto: Pedro Rodrigues).
Marques de Souza

Se conectar com pessoas, principalmente das que viveram e ainda vivem na comunidade, relembrar histórias e prover encontros. Esse é um dos objetivos da tradicional Festa da Bergamota que chega na 46ª edição, no distrito de Bela Vista do Fão, em Marques de Souza. O lançamento ocorre na próxima sexta-feira, 19, no salão da comunidade e a festa será no dia 16 de junho.

Os organizadores da festa, Lissandra Brunetto e Valdir Trombini, que participaram do programa O Vale em Pauta desta terça-feira, destacaram a importância de manter essa tradição viva na localidade, distrito de Marques de Souza. “Não deixar as histórias da nossa comunidade ficar no esquecimento, relembrar fatos e histórias. Nós precisamos disso, a sociedade e a comunidade precisam disso também. Se conectar com os originários da nossa comunidade.”

“Alguém pensou essa festa há 46 anos e queremos que as pessoas que ali moravam retornem e possam aproveitar a nossa festa. Comer uma boa bergamota, tomar um chimarrão e confraternizar com a nossa comunidade.”

Atualmente, cerca de 130 famílias ainda residem na localidade. A expectativa, conforme a comissão organizadora é de que mais de duas mil pessoas visitem Bela Vista do Fão no dia da festa que contará com uma vasta programação desde a recepção pela manhã com celebração, o cedelinho para passeios na região, celebração, acolhimento com gaiteiro, e o tradicional almoço.

Em seguida, o recebimento dos derivados da bergamota, um dos momentos mais importantes da festa, que terá degustação, avaliação e escolha dos produtos. “Teremos pudins, bolos, cucas, rocamboles e sagu feito à base de bergamota e os vencedores levam prêmios”. Todas as delícias apresentadas no concurso serão oferecidas para venda. Ainda como parte da programação terá a escolha da boneca e do piá da festa e bailão para animar os visitantes com Rogério Magrão e Banda, além da Banda Destaque Nacional.

Um cardápio à base da culinária italiana como referência preparado pela comunidade terá polenta, massas, carnes, sopas, molhos, pães, cucas, saladas. Cartões de almoço estão sendo vendidos ao preço de R$ 50.

Este ano, apesar da produção estar um pouco atrasada devido às condições climáticas, Trombini destaca que o sabor das bergamotas continua delicioso. “Teremos bergamotas para todos os gostos e paladares, além de muito saborosas”.

Lançamento

O lançamento de apresentação da festa ocorre na próxima sexta-feira, 19, no salão da comunidade e a festa será no dia 16 de junho. Para mais informações sobre a programação, basta acessar no Facebook: nossabelavistafdofão e no Instagram: festadabergamotaoficial

Bolo de Bergamota, veja a receita

Ingredientes

  • 6 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha
  • 1 xícara de suco de bergamota
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 colheres de sopa rasa de Royal

Modo de preparo

Primeiro, bata as claras em neve com 1 xícara de açúcar e reserve. Em seguida, bata as gemas com o restante do açúcar e acrescente o óleo. Em seguida, acrescente o suco e coloque a farinha aos poucos. Vai batendo lentamente e o Royal somente depois que colocar toda a farinha. Misture as claras batidas na massa, bem devagar e com uma colher. Pré-aqueça o forno e asse por 40 minutos na temperatura de 180º.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais