Distrito do interior reivindica criação de Centro Dia

Venâncio Aires

Distrito do interior reivindica criação de Centro Dia

Demanda foi apresentada por moradores ao prefeito e reforçada por vereadora

Por

Distrito do interior reivindica criação de Centro Dia
Proposta foi apresentada ao prefeito Jarbas da Rosa, na semana passada, em encontro realizado na sala de reuniões da prefeitura (Foto: divulgação)
Venâncio Aires
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Depois da Escola Estadual Miguel Macedo de Campos, de Linha Herval, no distrito de Vila Palanque, ser fechada pelo baixo contingente de alunos, moradores reivindicam o reaproveitamento do prédio, para evitar depredações e vandalismo. No local, as lideranças locais sugerem a instalação de um Centro Dia, espécie de creche para idosos. O pedido foi apresentado, em audiência, ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT), e reforçado na sessão do Legislativo desta segunda-feira, dia 15, à noite, pela vereadora Helena da Rosa (MDB).

O passo inicial por uma cessão de uso municipal de imóvel já foi aprovado na 6ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Santa Cruz do Sul, e agora o pedido tramita na Secretaria Estadual de Educação, em Porto Alegre. Caso o processo seja viabilizado pelo Estado, convênios municipais para o local serão estudados, informa a vereadora Helena. O complexo que circunda a instituição desativada possui ao lado área recreativa e de lazer, além de salão comunitário.

“Os moradores entendem que seria uma solução possível e que atenderia a nova realidade local”, destacou a parlamentar Helena na defesa do projeto. A escola está desativada desde o fim do ano passado, embora todos os móveis e documentos permaneçam na estrutura. Os alunos remanescentes foram transferidos para a Escola Frida Reckziegel, que fica na sede urbana do distrito.

Demanda comunitária foi reforçada pela vereadora Helena da Rosa

Mesmo que exista também demanda no interior, a cidade promete ganhar ainda neste ano um Centro Dia que foi edificado no bairro Cidade Alta. O prédio de quase 340 metros quadrados está em fase de equipação. O investimento foi superior a R$ 630 mil e foi edificado ao lado sede da União das Associações de Moradores de Venâncio Aires (Uamva). Os centros dias tiveram suas políticas de instalação implementadas via legislação federal.

Esses espaços específicos surgiram para qualificar a convivência grupal, familiar, comunitária e social, bem como, fortalecer vínculos e as relações sociais de pessoas idosas. Além disso, esses espaços buscaram viabilizar proteção quanto ao isolamento social, discriminação, negligência, maus-tratos, abandono; violência física e psicológica dos idosos.

Acompanhe
nossas
redes sociais