Venâncio Aires dá largada às comemorações do bicentenário da imigração alemã

CELEBRAÇÃO

Venâncio Aires dá largada às comemorações do bicentenário da imigração alemã

Cônsul alemão Marc Bogdahn e o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário no RS, Rafael Gessinger, estiveram presentes

Por

Atualizado domingo,
14 de Abril de 2024 às 14:00

Venâncio Aires dá largada às comemorações do bicentenário da imigração alemã
Crédito: Cristiano Wildner
Venâncio Aires
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com a meta de realizar dez eventos alusivos ao bicentenário da imigração alemã, Venâncio Aires abriu de forma oficial os festejos locais. A cerimônia foi realizada no museu da cidade na presença do Cônsul-Geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Marc Bogdahn e do presidente da Comissão Oficial do Bicentenário no RS e subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Rafael Gessinger, na tarde do sábado, dia 13.

Bogdahn destacou que os gaúchos têm laços bastante estreitos e diversificados com a Alemanha, na economia, na cultura e, principalmente, nos laços humanos. Mas, reforçou ainda que a equipe do Consulado-Geral está empenhada em fortalecer ainda mais essa ligação. Para ele, comemorar o bicentenário é olhar o passado para construir o futuro enquanto reconhece a importância da imigração para a construção de uma sociedade miscigenada como o Brasil.

Já Gessinger reforçou que a pujança da economia do Rio Grande do Sul ao longo dos séculos deve-se, em grande parte, às contribuições dos imigrantes. Em entrevista destacou que o bicentenário é um momento importante para também reforçar nossa própria história e identidade, “mas com os olhos direcionados para o presente e o futuro, em uma rica e viva reflexão”.

Durante a cerimônia foi abertura exposição intitulada “Nossos imigrantes desbravando caminhos”. O material histórico ficará em evidência no museu até agosto, informou o presidente do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, Cristiano Pilz. Na mesma oportunidade ainda palestrou Décio Aloisio Schauren que destacou a história dos imigrantes boêmios. Na parte da noite foi ainda realizada a 6º Festival Folclórico de Danças Alemãs do Grupo Frey Und Froh na Comunidade São Francisco Xavier.

As celebrações devem contemplar vários momentos durante o ano, tendo seu ponto alto no dia 10 de novembro quando a cidade e o estado vão poder prestigiar o desfile temático na Rua Osvaldo Aranha, e após culminando com um encontro nos Pavilhões São Sebastião Mártir. Até o final do ano estão previstos para serem realizados mais de 120 eventos no Rio Grande do Sul, propostos por municípios, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas. O aniversário da chegada dos primeiros imigrantes germânicos ao Rio Grande do Sul é comemorado no dia 25 de julho.

Programação Oficial:

Dias 24, 25 e 26/04:
Clube de Leituras – Exposição: Leituras em Sociedades.

Dia 25/05:
22h – Escolha da Garota Teuto Brasileira 2024 – AERT Vila Terezinha

Dia 09/06:
10h – 12ª Schwalben Fest e 40 Anos da Associação Cultural Die Schwalben – Salão Ipiranga Lª 17 de Junho

Dias 26, 27 e 28/07:
45ª Festa Municipal do Colono na AERT em Vila Terezinha

Dia 15/09:
6º Festival de danças alemão infanto juvenil do Grupo Gruner Jager – Lª Marechal Floriano

Dia 10/11:
10h – Desfile Temático na Rua Osvaldo Aranha
11h30 – Almoço nos Pavilhões São Sebastião Mártir
13h30 – Bandas típicas germânicas
20h – Encerramento

Acompanhe
nossas
redes sociais