Morro da Carapuça: pôr do sol magnífico em Taquari

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

Morro da Carapuça: pôr do sol magnífico em Taquari

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O mais belo mirante natural de Taquari é facilmente identificado pelas torres de telefonia instaladas desde a década de 70. Localizado em Amoras, o Morro da Carapuça pode ser visto por quem passa pela RSC-287.

Com seus 264 metros de altura, a elevação apresenta uma vista panorâmica encantadora do centro de Taquari e arredores. Detalhe para um pinheiro solitário na encosta do morro que dá um charme a mais às fotos no local.

Dica é curtir esse destino ao entardecer. O sol se põe junto às pedras, formando um verdadeiro espetáculo de cores no céu.

Dica é curtir o entardecer no Morro da Carapuça. Um verdadeiro espetáculo da natureza

O Morro da Carapuça se tornou famoso na década de 90, quando ocorreu a tentativa de desapropriar a área de terras para fins turísticos. A proposta não deslanchou. Hoje o acesso à elevação é feito pela propriedade da família Martins.

É possível subir de carro até o topo. Entretanto a estrada é cheia de subidas íngremes e desregulares. Se gostar de caminhadas, melhor ir a pé.

Para além da bela paisagem, o pico é destino de aventureiros. O 365 vezes no vale já participou de atividades radicais como o rapel. Outro atrativo são as trilhas ecológicas que levam até pontos inusitados como a Toca Ventosa.

Ponto que guarda mistérios, a Toca Ventosa fica a poucos metros do morro em acesso por trilha ecológica

Se trata de uma fenda extensa formada naturalmente nas rochas. O nome vem do ar gelado que sopra dentro da rachadura. Tem quem afirme ser possível atravessar a caverna com profissionais e equipamentos adequados, mas não vivenciamos essa experiência.

Visitar o ponto turístico não tem custo. Importante reforçar a necessidade de preservar o local. Jamais deixe lixo na natureza. O 365 vezes no vale tem um vídeo completo do destino disponível no YouTube.

Virada de chave

Comissão Organizadora da 5º ExpoMuçum. (Foto: divulgação)

Duramente atingida pela enchente histórica de setembro, Muçum quer virar a chave. Muitas pessoas ainda creem que a cidade está totalmente devastada. Para mudar essa visão e promover a autoestima local, a quinta edição da ExpoMuçum promete ser a maior de todos os tempos. Serão mais de 30 estandes no Salão Paroquial e Praça Cristóvão Colombo. Destaque para a lista de shows, tendo o grupo de pagode Revelação como atrativo principal. O acesso ao público na feira, que ocorre de 30 de maio a 2 de junho, será gratuito.

Repost do leitor

@biancaschrorer_

Bianca Schroer registrou o formoso fenômeno do mar de nuvens no topo do Morro do Paraglider, em Encantado. Imagens sensacionais. Use a #365_vezes_no_vale e compartilhe as belezas da região conosco!

Acompanhe
nossas
redes sociais