Lajeado e Estrela podem – e precisam – se aproximar mais

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Lajeado e Estrela podem – e precisam – se aproximar mais

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Duas das principais cidades da região podem e devem se aproximar ainda mais no âmbito político. A representação e a força influenciadora dos prefeitos de Lajeado e de Estrela precisam andar lado a lado pelo bem dos contribuintes. Respeitadas algumas diferenças, claro, o alinhamento das estratégias entre Marcelo Caumo (PP) e Elmar Schneider (MDB) é visto como uma das necessidades mais latentes da região baixa do Vale do Taquari. E isso vale para o setor logístico e econômico, e para as áreas da saúde, educação, desenvolvimento social e, também, artístico e cultural. Sobre a arte, aliás, um movimento alentador foi registrado nessa sexta-feira. No gabinete do prefeito lajeadense, um cordial encontro protagonizado pelo chefe do Executivo estrelense para tratar sobre as festividades dos 200 anos da imigração alemã.

E Caumo enfim foi convidado para prestigiar o Festival do Chucrute, logo ali do outro lado do Rio Taquari. Ainda é pouco, eu sei. Mas pode ser o início dos necessários e aguardados encontros e conversas entre os estratégicos gestores.

Enfim, PP confirma Gláucia Schumacher

A presidência do PP de Lajeado encaminhou mensagem aos correligionários nessa sexta-feira. Em resumo, o documento confirma a pré-candidatura de Gláucia Schumacher (PP) a prefeita. “É consenso dentro do partido, por meio da sua Executiva, do Diretório Municipal, de vereadores e simpatizantes que a vice-prefeita é o nome ideal para concorrer”, cita a nota.

Vereador e pré-candidato a prefeito em Lajeado, Carlos Ranzi (MDB) está cada dia mais próximo do novo vereador do MDB, Márcio Dal Cin, que deixou o PSDB durante a janela partidária. Neste domingo, por exemplo, ambos realizam uma live juntos na página de Ranzi no Facebook. E há quem aposte nesta dobradinha para o pleito de outubro.

Além de Ranzi e Glaucia Schumacher (PP), Lajeado conta com outros dois pré-candidatos a prefeito: Sérgio Kniphoff (PT) e Luís Benoitt (PL). O petista está bem engajado nas redes sociais. E ontem colocou nas ruas o seu “gabinete móvel”. No caso, uma Kombi personalizada para visitar comunidades. Benoitt anda mais discreto nos ambientes digitais. Mas bem articulado nos bastidores políticos e empresariais dos ambientes físicos.

Por uma nova Saidan

O concurso acadêmico “Olhar para a Cidade”, desenvolvido pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia-Emau) da Univates, tem como principal objetivo “difundir e potencializar estudos e pensamentos ligados ao planejamento regional e à requalificação tanto urbana quanto de edificações importantes para as cidades”. E a edição mais recente direcionou estudos para a Saidan Associação Assistencial, de Lajeado, por meio de componentes curriculares que abordam a inovação pedagógica no curso de Arquitetura e Urbanismo. Em resumo, os estudantes criaram propostas integradas para uma nova sede, na área atual ocupada, considerando os prédios existentes e possíveis novas edificações. As necessidades foram estabelecidas em conjunto com representantes da Saidan, considerando os setores esportivo, educacional, de abrigo, e de estar e lazer, e precisam inspirar o poder público municipal e outros entes públicos e privados.

TIRO CURTO

  • Nesta semana levantei uma questão aos lajeadenses. Afinal, o prefeito Marcelo Caumo (PP) vai entrar com os dois pés na campanha da pré-candidata Gláucia Schumacher (PP)? De acordo com um estrategista do PP, não há dúvida sobre o apoio do atual gestor à sua atual vice-prefeita. Inclusive com a possível participação de ex-secretário.
  • Secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella tem sido citado por alguns prefeitos da região diante da ausência de obras prometidas em um passado não tão distante.
  • O governo de Estrela quer municipalizar e, depois, duplicar alguns trechos da Transantarita.
  • A Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) finaliza os tramites para inaugurar a sede própria. O espaço fica em Encantado, na Rua Padre Anchieta, próximo às salas da Amturvales.
  • Secretário Institucional da Secom do governo federal, Maneco Hassen (PT) segue gerando indícios de que poderá concorrer novamente a prefeito de Taquari.
  • Em tempo, ainda tem agente público da região que está negociando dívidas – e multas – referentes ao pleito municipal de 2020.

Acompanhe
nossas
redes sociais