Gineteada em Lajeado

Opinião

Claiton Miranda

Claiton Miranda

Tradicionalista e apresentador do programa Fogo de Chão, da Rádio A Hora

Colunista

Gineteada em Lajeado

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A gineteada faz parte do cotidiano dos gaúchos, desde a sua formação quando os campos ainda eram abertos e as primeiras tropilhas xucras foram domadas. A herança cavaleira dos gaúchos do pampa vem dos europeus colonizadores, sobretudo os espanhóis que desdobraram essas coxilhas verdejantes ainda inexploradas à pata de cavalo.

Essa habilidade de parar em cima de um cavalo xucro durante o período de doma, acabou sendo incorporada a nossa cultura como uma demonstração de força, agilidade e masculinidade nas festas campeiras e hoje é bastante popular nas festas da gauchada.

Foto: DIVULGAÇÃO

O que era apenas uma diversão, hoje, se tornou profissão e sustento de muitas pessoas que trabalham nos circuitos dos rodeios formando tropilhas de aporreados (cavalo que não é domado) para a apresentação das gineteadas.

Neste final de semana tem gineteada em Lajeado no Rodeio do Piquete Invernada de Guapos, neste sábado dia 13/04/2024 no parque de Rodeios de Lajeado, com a Tropilha Dom Farrapo, vá ver, uma luta onde homem e cavalo se enfrentam em igualdade de força, é tradição, e diz-se que todo o ginete entrega a alma a Deus quando se propõe a ginetear.

Acompanhe
nossas
redes sociais