Empresa de Carazinho entregou os primeiros móveis do novo centro administrativo de Mato Leitão, localizado na rua Otto Bugs. A expectativa é de que mais carregamento chegue na próxima semana. O investimento em móveis gira em torno de R$ 143 mil e é bancado com recursos próprios do governo, sendo que a empresa foi definida a partir de licitação pública. O novo centro administrativo, com 1,5 mil metros quadrados de área construída, tem dois pavimentos.
O prédio vai abrigar o Gabinete do Prefeito e as secretarias de Administração, de Finanças, de Agricultura e Meio Ambiente, de Educação, Cultura e Desporto; e ainda o escritório local da Emater. O prefeito Carlos Bohn informa que, ao final da mudança, toda a energia elétrica consumida pelos órgãos públicos será gerada pelo próprio município, a partir da usina com placas fotovoltaicas instaladas no centro administrativo. Mais do que ser autossustentável, o prédio ainda vai abastecer outros pontos, incluindo secretarias externas ao novo centro administrativo, Brigada Militar, Parque de Eventos e pórtico.
Outra meta do ano é criar a Casa de Cultura de Mato Leitão. O novo espaço será um polo de organização da população para o fomento do saber e das artes. A medida está no radar da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, a primeira-dama Vera Bohn. Para isso, a intenção é usar o prédio da atual prefeitura, que é um espaço histórico. Em estilo enxaimel, construído na década de 1940, a estrutura hoje está incorporada à Paróquia Santa Inês.