Plataforma de currículos facilita contratações e promove qualificação

OPORTUNIDADES

Plataforma de currículos facilita contratações e promove qualificação

Sistema opera em Estrela e Fazenda Vilanova. Objetivo é aproximar empresas e candidatos às vagas de trabalho e avaliar cenário da empregabilidade nas cidades. Com base nos dados gerados, municípios elaboram cursos profissionalizantes

Plataforma de currículos facilita contratações e promove qualificação
Currículos interativos aproximam candidatos e empresas
Vale do Taquari

Gerar aproximação entre candidatos às vagas de empregos e às empresas que disponibilizam oportunidades. Com base nesta proposta, municípios que implantaram plataformas de currículo interativo apresentam resultados positivos. O sistema operacional promete fazer o cruzamento de dados entre as funções disponíveis e pessoas que buscam por inserção no mercado de trabalho.

Desde 2022, Estrela e Fazenda Vilanova utilizam a plataforma para impulsionar a criação de novos postos. A necessidade surgiu de qualificar o cadastro de pessoas que buscam por uma nova oportunidade, bem como centralizar vagas em um sistema que atinja grande parte da população e promover a qualificação da mão de obra.

A coordenadora do Departamento de Trabalho de Estrela, Raquel Brandão, diz que nos perfis dos candidatos era comum encontrar somente nomes e telefones. Portanto, o Conecta – nome da plataforma no município – se tornou a ferramenta oficial de anúncio de vagas. “Iniciamos uma busca ativa por pessoas e empresas para qualificar os cadastros”, comenta.

Cerca de 900 vagas de trabalho estão disponíveis em Estrela. De acordo com a plataforma, a maioria das oportunidades são nos setores de atacado e varejo, manufatura, transporte e logística, e serviços gerais. Já em Fazenda Vilanova, a plataforma contabiliza cerca de 90 vagas abertas por meio do sistema.

Chefe de gabinete da prefeitura de Fazenda Vilanova, Kauã Wéllington explica que foi possível fazer uma análise da demanda existente a partir da implementação do sistema e, com isso, também projetar cursos de qualificação. “As empresas postam vagas pelas redes sociais, mas nem sempre alcançam um grande público. Com a utilização da plataforma Emprega Mais, centralizamos e sabemos a realidade do cenário”, afirma.

Por meio do sistema e de vagas disponíveis, os municípios projetam a disponibilização de cursos voltados às necessidades das empresas.

Na prática

A plataforma é considerada um recurso facilitador para as empresas. Supervisora de Recursos Humanos da Refeições Paladar, em Estrela, Leila Henz ressalta que também é mais um meio para divulgar as oportunidades do empreendimento. “É fácil fazer a contratação. Buscamos o perfil, chamamos para a entrevista e se houver interessa das duas partes, fechamos a contratação”, relata.

Plataforma chega a outros municípios

Diante dos resultados apresentados pela plataforma de currículos interativos, Bom Retiro do Sul também projeta a implementação do sistema. Secretário de Indústria e Comércio, Clóvis Pereira dos Santos, destaca que há mais de 200 vagas abertas na cidade. O entrave está em localizar a mão de obra e fazer com que as oportunidades cheguem à população.

“Queremos criar um balcão de empregos, a exemplo de municípios vizinhos como Fazenda Vilanova. Uma plataforma digital que centraliza as vagas e que seja de fácil acesso à comunidade e às empresas”, explica o secretário. Além disso, o município também projeta feiras de emprego.

Acompanhe
nossas
redes sociais