Há 20 anos, potencial do Parque Histórico

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, potencial do Parque Histórico

Por

Um ano e meio depois de ser inaugurado, o Parque Histórico de Lajeado ainda não tinha alcançado todo o seu potencial. Essa era a avaliação da Associação dos Amigos do Parque Histórico de Colonização Alemã.

Inaugurado em 2002, no local, foram gravadas cenas do filme A Paixão de Jacobina, com atores como Letícia Spiller e Thiago Lacerda.

Na época, o parque tinha em torno de 18 casas no estilo enxaimel e objetivo era conseguir 30 construções nesse estilo. Hoje, existem cerca de 24 edificações em estilo enxaimel no Parque Histórico, todas construídas entre os anos 1860 e 1910, em diversos locais da região.

Foto: arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Greve nas escolas estaduais

Os professores e servidores de escolas da região aderiam à greve estadual. Das 119 escolas do Vale, oito estavam com paralisações. Em Capitão, a escola já anunciava o retorno das aulas e, em Lajeado, os professores das escolas Fett Filho e Irmã Branca também voltavam às salas.

A greve, no entanto, continuava no Colégio Presidente Castelo Branco e na Escola Érico Veríssimo. Assim como em Taquari, nas escolas Pereira Coruja, Nossa Senhora da Assunção e Barão de Ibicuí. Em Encantado, a Monsenhor Scalabrini estava com paralisações, assim como em Estrela a Escola de Ensino Médio Estrela e a Madre Branca.

A mobilização garantiu o IPE público e a condição de dependência para cônjuges ou companheiros dos professores.

Há 50 anos, obras na Central Telefônica

A filha do presidente Geisel fez a primeira ligação na central telefônica de Estrela. (Foto: Acervo Airton Engster)

De acordo com o Jornal Nova Geração, a construção do prédio da Central dos Telefones Automáticos de Estrela seria concluída até o fim de abril de 1974. A ideia era que os mais de 400 terminais telefônicos funcionassem até o final do ano. O maior problema, na época, era a canalização subterrânea, por onde deveriam passar os fios, já que a rede subterrânea precisava ser aberta por dinamite.

A Central foi construída na rua Fernando Abott, em um terreno doado pela administração de Estrela. O prédio foi inaugurado em fevereiro de 1975, na presença de Amália Lucy Geisel, filha do presidente Ernesto Geisel. Na ocasião, ela telefonou para a mãe, que estava em Brasília. O prédio existe no Calçadão de Estrela ainda hoje.

A construção da central tinha iniciado em 1972 e só foi concluída em 1975

Hoje é

  • Dia do Obstetra
  • Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado
  • Dia Nacional do Humorista

Santo do dia: São José Moscati

Acompanhe
nossas
redes sociais