Retomada das obras prioriza conclusão de viaduto no Olarias

DUPLICAÇÃO DA BR-386

Retomada das obras prioriza conclusão de viaduto no Olarias

Consórcio Construtor ViaSul deve retomar trabalhos com cerca de 130 funcionários. Alvo de protesto nas últimas semanas, viaduto entre os bairros Montanha e Olarias deve concentrar profissionais

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Atualizado quarta-feira,
15 de Abril de 2024 às 10:11

Retomada das obras prioriza conclusão de viaduto no Olarias
Expectativa é de que trabalhos reiniciam na rodovia a partir de segunda-feira, 15. (Foto: CAETANO PRETTO)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A partir de segunda-feira, 15, máquinas da nova terceirizada responsável pelas obras de duplicação da BR-386 estarão no trecho. E, num primeiro momento, o foco das equipes de trabalho será a conclusão do viaduto que liga os bairros Montanha e Olarias, alvo de protestos da comunidade nas últimas semanas.

Projetado com o objetivo de facilitar os deslocamentos entre os bairros sem a necessidade de cruzar a rodovia, o viaduto passou a ser utilizado por moradores mesmo sem estar finalizado. Cones foram colocados pela CCR ViaSul para impedir a passagem. Por isso, a concessionária entende a importância de priorizar esta obra.

“Vamos apresentar um pedido emergencial à construtora para que disponibilize funcionários e conclua este acesso. Precisamos entregar esse viaduto e deixá-lo operacional à comunidade”, garante o coordenador de engenharia da CCR ViaSul, Sérgio Massaro.

A ideia é que pelo menos 30 funcionários trabalhem para a conclusão da passagem. Eles serão vinculados ao Consórcio Construtor ViaSul, formado pelas empresas OECI (ex-Odebrecht) e Power China. Ele substitui a Eurovias, antiga terceirizada responsável pela obra. O contrato fora rompido em março.

Planejamento

Segundo Massaro, um novo cronograma será feito para dar conta dos 8% restantes. “As obras serão retomadas imediatamente. E precisamos de um planejamento eficaz para que os avanços físicos sejam os melhores possíveis. Isso será feito a quatro mãos nos próximos 30 dias, junto com a construtora”. pontua.

Massaro também diz entender a preocupação e também as reclamações da população. Por isso, realça a importância de melhorar a segurança no trecho “com o padrão CCR. Investimos em mais de 12 mil metros de defensa, 3 mil metros de barreiras rígidas e a compra de 2 mil novos cones para sinalização. Nosso foco é restabelecer a segurança”.

Mão de obra

A projeção é de que o consórcio responsável pelas obras absorvam parte da mão de obra da Eurovias. Inicialmente, serão empregadas cerca de 130 pessoas de forma direta. Mas o número deve aumentar no decorrer dos próximos meses.

“No auge, deve chegar a 300 empregos diretos. Há, sim, a necessidade de uma mão de obra qualificada. E nada mais qualificado do que aqueles que já estavam prestando o serviço e conhecem o objeto do contrato. Quem faz essa seleção é o consórcio, mas temos esse desejo de que consigam aproveitar essas pessoas, até para diminuir o impacto social”.

Melhorias na Donga Menezes

m paralelo à expectativa pela retomada das obras, o governo de Lajeado iniciou obras de macrodrenagem na rua Donga Menezes. A medida é uma resposta às reclamações de moradores após mais um episódio de alagamento. Segundo o prefeito Marcelo Caumo, trata-se de uma ação emergencial.

“As obras estão executadas pela metade. E essa execução pela metade, segundo diagnóstico da prefeitura, é um dos grandes responsáveis pelas inundações”, pontua. Além do canal adicional, feito do outro lado da rodovia, uma lagoa de contenção foi estruturada pela CCR.

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