Há 20 anos, polêmica dos tachões em Estrela

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, polêmica dos tachões em Estrela

Por

Atualizado quinta-feira,
11 de Abril de 2024 às 12:39

O Legislativo da cidade debatia sobre os tachões instalados na Coronel Müssnich e em dois pontos da Avenida Rio Branco para reduzir a velocidade das vias. Na época, os tachões eram uma alternativa às lombadas eletrônicas, que tinham um custo de quase R$ 60 mil e se tornavam inviáveis à administração pública.

Enquanto alguns defendiam a permanência dos tachões, já que obrigavam os motoristas a reduzirem a velocidade, outros argumentavam que, desde a instalação dos redutores, dois acidentes já tinham acontecido nos locais, além de que o mecanismo danificava os veículos.

Mesmo com a discussão, ficou definida a permanência dos tachões. Em 2009, no entanto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu o uso de tachas e tachões para reduzir a velocidade em todo o território nacional.

2004

Morte de Lélia Abramo – A atriz, produtora teatral e ativista política brasileira Lélia Abramo morria aos 93 anos, vítima de uma embolia pulmonar. Filha de imigrantes italianos, cresceu numa família de artistas, jornalistas e militantes políticos influentes em todo o Brasil. Lélia foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos. Na carreira artística, que iniciou aos 47 anos, participou de 27 telenovelas, 14 filmes e 23 peças de teatro.

Dinamite era encontrada no pedágio

A Polícia Rodoviária Federal encontrava explosivos em um carro no antigo pedágio de Marques de Souza, na BR-386. Após dois assaltos em 2003, a PRF monitorava um possível terceiro ataque, devido ao alto movimento do feriado de Páscoa na praça de pedágio.

Durante a fiscalização, os policiais abordaram um carro dirigido por um homem de 29 anos. Na revista do veículo, encontraram cinco caixas com bananas de dinamite, detonadores e pavios.

O motorista do carro afirmou que levava os dinamites para uma construtora em Caxias do Sul. Como não possuía nenhum documentação, foi encaminhado ao Presídio de Lajeado.

Ao todo, eram 75 kg de dinamite, que ficaram durante dias na Delegacia de Polícia, enquanto o Exército não vinha retirar o material explosivo. Na época, a polícia local não tinha espaço ideal para a estocagem e nem condições para transportar o material explosivo com segurança.

Há 50 anos

Bispo Allgayer na região

Dom Urbano Allgayer, então Bispo Auxiliar de Porto Alegre, fazia uma visita a sua cidade natal, Santa Clara do Sul (que, na época, pertencia a Lajeado). Seus pais, José Francisco e Florentina Emília Müller Allgayer, e toda a comunidade do distrito acompanharam a missa realizada na Igreja São Francisco Xavier. O Bispo Allgayer também fez uma celebração religiosa em Lajeado, na Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola.

Dom Urbano foi Bispo de Passo Fundo de 1982 a 1999, quando se aposentou devido à idade avançada. Faleceu em 2019, aos 95 anos.

Hoje é

  • Dia do Infectologista
  • Dia da Escola de Samba
  • Dia Mundial de Conscientização
  • Dia da Doença de Parkinson

Santo do dia: Santo Estanislau

Acompanhe
nossas
redes sociais