Os estaduais acabaram. O ano para valer começou

Opinião

Caetano Pretto

Caetano Pretto

Jornalista

Colunista esportivo.

Os estaduais acabaram. O ano para valer começou

Por

O Grêmio conquistou o heptacampeonato gaúcho. O Internacional não chegou na final estadual pelo terceiro ano consecutivo. Flamengo foi campeão carioca invicto. Palmeiras superou o Santos e levou o tricampeonato paulista. Em Minas Gerais, o Galo superou o Cruzeiro e foi pentacampeão. E em maio ninguém mais lembra disso.

Não estou aqui para dizer que o Estadual não é importante ou que “quem gosta de gaúcho é prenda”. Pois é um campeonato importante e representa a maioria das memórias de títulos de qualquer grande torcida do Brasil. Mas no país, o ano começa para valer em abril.

É neste mês que iniou a fase de grupos das copas Libertadores e Sul-Americana. E é nele também que inicia o Campeonato Brasileiro. Eu sei que o Palmeiras é o atual campeão nacional, que o Fluminense é o atual campeão da Libertadores e que o São Paulo é o atual campeão da Copa do Brasil. São estas competições que eternizam histórias.

Olhando para a nossa aldeia, o Gauchão deixou lições para Grêmio e Internacional. O Tricolor iniciou o ano desacreditado, sem Suárez, com contrações na sua maioria questionáveis. Perdeu um clássico Gre-Nal. E foi campeão estadual pelo sétimo ano consecutivo. O futebol tem dessas e o que fala mais alto sempre é o campo. Isso quer dizer que o Grêmio terá um ano melhor que o Inter? Não. Pode até ter, mas o ano começa agora.

Do outro lado, o Colorado iniciou a temporada com a expectativa de que iria conquistar taças. Sonhou alto, planejou, montou um elenco qualificado. Só perdeu um jogo no ano. E vive crise. Pois a torcida, os jogadores e a direção não estavam preparados para perder o Gauchão, a menor das competições disputadas no ano. A temporada está acabada? Não. O time tem condições de brigar pelas três competições que ainda disputa.

Os estaduais são bons. É melhor vencer do que perder. Mas tem muito mais o que disputar entre abril e dezembro do que entre janeiro e abril.

Dica cultural

Esta edição marca o meu retorno às colunas do esporte, espaço em que escrevi aos sábados por alguns anos. Apaixonado por futebol, acredito que compartilhar ideias é benéfico para todo mundo. Por isso, a partir da próxima quarta-feira resgatarei um quadro chamado “Dica Cultural”, com livros, séries e filmes sobre o esporte. Espero que gostem. Até semana que vem.

Acompanhe
nossas
redes sociais