E-Log estuda a privatização do Aeródromo Regional

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

E-Log estuda a privatização do Aeródromo Regional

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A devolução da área do Aeródromo Regional do Vale do Taquari ao município de Estrela deve ser o primeiro passo para a privatização do espaço. Ao menos foi isso que os representantes da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) – a entidade criada para gerenciar o espaço – deixaram transparecer ao fim da entrevista concedida ontem ao Grupo A Hora. Eu explico.

Segundo a presidente da E-Log, Elaine Strehl, após o Estado devolver a área ao Executivo municipal, a segurança jurídica para uma eventual concessão do local ao setor privado aumentou de forma significativa e já chama a atenção de investidores e empreendedores da região e, também, de outras partes do país. Inclusive já existem – pelo menos – três empresas interessadas em um possível edital. E mais. Nenhuma dessas empresas estaria muito preocupada com as enchentes.

MDB e PP seguem mais fortes no Vale

A matéria publicada na edição de ontem e assinada pelo colega Mateus Souza ressalta a força do MDB e do PP no Vale do Taquari. Respectivamente, as duas siglas possuem 106 e 91 vereadores atuantes nas mais diversas câmaras da região. O PP seguiu com o mesmo número após a janela partidária. O MDB aumentou em duas cadeiras. Também chama a atenção o PDT, o terceiro com mais parlamentares (50), além do PSDB (26); do PSB (13); Republicanos (12); PSD (11); União Brasil (10); e Podemos (6). Já os partidos do atual e do ex-presidente da república apresentam cenários distintos. Enquanto o PT baixou de 11 para 9 vereadores, o PL pulou de 7 para 21.

Leia a matéria completa:

O fator PL em Lajeado (e em Estrela)

O PL foi um dos partidos que mais angariou novos vereadores na janela partidária de março/abril. Só no Rio Grande do Sul, a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro filiou 215 novos representantes do poder Legislativo. Hoje o PL está presente em 360 municípios gaúchos, e já filiou mais de 16 mil mulheres no PL Mulher. Para o pleito de outubro, os dirigentes estaduais projetam mais de três mil candidatos à vereança e cerca de 200 candidatos a prefeito. São números que preocupam e muito alguns partidos mais tradicionais aqui no Vale do Taquari. Em Lajeado e Estrela, por exemplo, o fator PL é tratado com muito zelo e estratégia pelos atuais governantes, e, claro, pelos opositores. Por ora, ele está coligado com os governos lajeadense e estrelense. Mas as relações são inquietantes.

“Contribuição de Melhoria” sob sindicância

O governo de Lajeado instaurou uma Sindicância Investigatória “para apurar a responsabilidade pela reiterada prática de cobrança indevida de Contribuição de Melhoria, sendo exigido o pagamento de garantia para posterior repetição de indébito, mesmo após reiteradas decisões judiciais que suspenderam a cobrança, o que supostamente gerou danos ao erário em razão dos honorários advocatícios devidos”. Um assunto que já ferve faz alguns anos nos meios jurídicos…

Assessores (bem) empregados até julho

O Vale do Taquari possui um bom número de assessores parlamentares nas menores e maiores cidades. São ex-prefeitos, ex-secretários e ex-vereadores, além de uma gama de agentes menos populares. E muitos não acompanham o dia a dia dos patrões – no caso, os deputados estaduais e federais. Ou seja, eles permanecem em suas cidades de origem, e, por óbvio, aproveitam ainda mais os salários bem acima da média do trabalhador brasileiro. E muitos deles seguirão recebendo até o dia seis de julho, o prazo final para a exoneração de quem deseja concorrer a prefeito em outubro.

Jasper assina com PP e deixa secretaria

Ex-prefeito de Colinas, Edelbert Jasper confirmou as expectativas de muitos eleitores e assinou filiação com o PP. E mais. O agente público deixou o cargo de Secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e passa a exercer a função de Chefe de Gabinete do prefeito Sandro Hermann (PP), além de assumir a coordenação da Defesa Civil do município. E diante das incertezas sobre o candidato a sucessor – ou sucessora – do atual gestor municipal, Jasper segue cotado para ser o postulante a prefeito pela situação. Mas há quem aposte, inclusive, em uma inusitada aproximação do PP e do MDB. E há quem aposte, claro, em outras vias e/ou coligações.

TIRO CURTO

  • Em Venâncio Aires, o atual prefeito Jarbas da Rosa vai concorrer à reeleição pelo PDT. Mas o partido também já avalia o cenário para 2028. E o ex-secretário da Saúde e presidente local do PDT, Tiago Quintana, que voltou ao plenário da câmara, é um dos mais cotados para concorrer a prefeito.
  • Ainda sobre o PDT de Venâncio Aires, a projeção do partido é conquistar a maior bancada da câmara após o pleito de outubro, com ao menos cinco vereadores eleitos. E o recente e intenso trabalho de filiação de novos correligionários será importante neste processo.
  • Em Lajeado, o governo anuncia nova área à Secretaria de Obras e Serviços Públicos e o parque de máquinas. O espaço novo fica na rua Hermes Jaeger, bairro Bom Pastor. Já o espaço antigo, no Montanha, será concedido para ampliação da empresa Bebidas Chiamulera por meio de uma triangulação entre a empresa, o proprietário da área e o poder público municipal.
  • A “posse festiva” da nova direção da CIC Vale do Taquari ocorre no dia 23 de abril, na sede do Sicredi Região dos Vales, em Encantado. E será uma confraternização estilo “Suinofest”.

Acompanhe
nossas
redes sociais