Fora da curva? Prefeito Jari prometeu não ir à reeleição. E vai cumprir a promessa

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Fora da curva? Prefeito Jari prometeu não ir à reeleição. E vai cumprir a promessa

Por

Atualizado terça-feira,
09 de Abril de 2024 às 08:09

Prefeito de Capitão eleito em 2020, o tucano Jari Hunhoff (PSDB) prometeu que não concorreria à reeleição em 2024. E pasmem. Ele vai cumprir a complexa promessa. Com isso, o MDB, que hoje possui a cadeira de vice-prefeito naquele simpático município, vai indicar o pré-candidato a prefeito para o pleito de outubro, e o PSDB vai indicar o pré-candidato a vice. É um acordo firmado e que será devidamente cumprido pelo atual gestor municipal.

E é bom que se diga e repita: é uma ação “fora da curva” no ambiente político. Afinal, e doa a quem doer, nos últimos anos percebemos outros agentes públicos naturalizando a quebra de promessas semelhantes. E temos maus exemplos em âmbito municipal e estadual.

Bira anuncia pré-candidatura

Ex-vereador em Cruzeiro do Sul, Ubirajara da Silva Marques, o popular “Bira”, lançou a própria pré-candidatura a prefeito. Ele é filiado ao Podemos. Além do Podemos, e também do PP, do PT, do PL e do MDB, o União Brasil também projeta lançar uma chapa na majoritária na cidade.

Mais uma semana à CCR Viasul. E só!

Paralisadas desde o início de março, as obras de duplicação e ampliação da BR-386 devem ser retomadas até a próxima segunda-feira, dia 15 de abril. Ao menos foi essa a promessa feita aos prefeitos da região pela direção da CCR Viasul. Caso contrário, é motivo para judicialização do processo, suspensão da cobrança de pedágios e outras sanções ainda mais pesadas à gigante concessionária. Não há motivos para relevar ainda mais essa indevida paralisação.

Maneco não descarta concorrer a prefeito

Ex-prefeito de Taquari, ex-presidente da Famurs, e atual suplente de deputado estadual e Secretário Institucional da Secom do governo federal, Maneco Hassen (PT) não descarta retornar ao cenário político municipal em outubro. Em entrevistas e nas postagens nas redes sociais, o petista deixa em aberto a possibilidade de concorrer outra vez a prefeito em solo taquariense. Político experiente, e de forma extremamente estratégica, ele não confirma e tampouco rejeita tal possibilidade, criando assim um clima de incerteza e expectativa no tabuleiro político local. Ainda mais diante das notícias que chegam de Brasília, sobre uma provável reestruturação e eventuais mudanças na equipe de comunicação do presidente Lula. Fato é, se Maneco concorrer, o PT vai romper de vez com o acordo firmado com o PDT há mais de uma década. E mais. Vai prejudicar os anseios e sonhos do atual vice-prefeito, Ramon de Jesus (PT), que seria o candidato natural a prefeito em 2028.

Jarbas desiste do decreto de “calamidade na segurança”

Prefeito de Venâncio Aires e presidente da Amvat, Jarbas da Rosa (PDT) recuou e, por ora, não vai assinar o prometido decreto de calamidade pública na área da segurança. A informação sobre esse possível movimento foi repassada pelo próprio gestor público na sexta-feira passada, diante do histórico déficit de policiais civis e militares no município. Entretanto, durante o fim de semana o Estado disponibilizou um novo agente para atuar na Delegacia de Polícia e, portanto, o chefe do Executivo mudou o posicionamento e pretende dar mais um voto de confiança ao governo estadual.

Casas populares do Estado em licitação

A licitação para registro de preço referente à construção de unidades habitacionais do programa A Casa É Sua está entre os certames agendados pela Subsecretaria Central de Licitações (Celic) para esta semana. Pela modalidade concorrência eletrônica, a licitação está agendada para sexta-feira,. E os representantes do Vale do Taquari estão ansiosos pelo resultado. Afinal, o escopo dos serviços será a construção de até duas mil unidades habitacionais de interesse social para o programa da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab). Cada unidade está orçada em R$ 141,4 mil, e o prazo de vigência da ata de registro de preços será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. A efetivação da contratação das empresas, com a correspondente entrega das casas, será realizada de acordo com a demanda dos órgãos ao longo do período da ata.

TIRO CURTO

  • Ex-vice-prefeito de Marques de Souza, Lucas Stoll trocou o PT pelo PDT para concorrer a vereador.
  • Em Capitão, o atual prefeito não concorre à reeleição. Diante disso, o pré-candidato da situação é o Secretário de Agricultura, Márcio André da Costa (MDB), que terá Esmael Gerhard (PSDB) como pré-candidato a vice.
  • É fato. Em Estrela, o atual governo torce e muito pelo maior número de candidatos (as) a prefeito (a) em outubro. Afinal, a diluição dos votos tende a favorecer quem controla a máquina pública.
  • Em Encantado, o governo municipal trocou a posição de diversos secretários para que eles permaneçam sob os olhares da população por mais três meses, e sem riscos às candidaturas. Para tal, alguns assumiram subfunções.
  • Em Lajeado, e antes de entregar a cadeira legislativa ao vereador titular Fabiano Bergmann (PP), o suplente Mozart Lopes (PP) protocolou projeto de lei para garantir “o funcionamento das entidades de tiro desportivo”. Em resumo, ele busca extinguir uma restrição imposta por Decreto Federal, que prevê distanciamento mínimo em relação a outros estabelecimentos de ensino.

Acompanhe
nossas
redes sociais