Há 20 anos, falta de água em Sério era resolvida

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, falta de água em Sério era resolvida

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vinte anos atrás, o Vale do Taquari enfrentava um período de estiagem e uma das comunidades que mais tinha dificuldades com a situação era Sério. Os moradores ficaram mais de uma semana sem água, já que os oito poços artesianos da localidade tinham secado. Na época, uma mangueira de quatro quilômetros teve que ser ligada a outra cidade para abastecer a população.

Entretanto, a situação foi resolvida quando um novo poço artesiano foi aberto. Bombeado pela Corsan, tinha uma vazão maior que todos os outros juntos e poderia abastecer a comunidade de três mil habitantes.

O prefeito Elir Sartori comemorava o retorno da água. (Foto: arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Hospital Redentor parava com as internações

Teutônia tinha dois hospitais em 2004. O mais antigo, o Hospital Redentor, aos poucos, diminuía seus serviços. Hoje, inclusive, ele já não existe mais.

Há 20 anos, essa casa de saúde, no bairro Canabarro, era mantida pela Comunidade Evangélica do Bairro Canabarro (CEBC), que gerenciava o hospital com recursos municipais.

Na época, o então prefeito Ricardo Brönstrup anunciava que o Hospital Redentor deixaria de internar seus pacientes e só ofereceria o serviço de pronto-atendimento. A CEBC passaria a administração para o governo e também alugaria o prédio para o município.

Na época, o Hospital Ouro Branco, no bairro Languiru, tinha 92 leitos, enquanto o Redentor contava com somente 30. As futuras internações seriam todas encaminhadas ao Hospital Ouro Branco. Nesta semana, outro hospital de Teutônia, o antigo Teutônia Norte, foi notícia. Um dos mais antigos do município, a casa de saúde foi desativada há anos. Era de propriedade de uma família de médicos da cidade e, em 2014, foi desapropriada pelo município.

Há 50 anos, construção da prefeitura de Arroio do Meio

O atual prédio da prefeitura de Arroio do Meio estava em fase final de construção. A obra tinha iniciado em 1972, na época em que Benito Johann era prefeito.

Ainda hoje, o centro administrativo da cidade permanece no mesmo local. Antes disso, a prefeitura de Arroio do Meio funcionava na atual Casa do Museu.

1974

Primeiro sucesso do ABBA – No dia 6 de abril, a banda sueca ABBA vencia o Festival Eurovisão da Canção de 1974, com a música “Waterloo”. O festival ocorria na cidade de Brighton, na Inglaterra, e a vitória da banda lançou o grupo em sua carreira internacional de sucesso. Em 2005, “Waterloo” foi considerada a maior canção de todos os tempos apresentada no festival.

2004

Ouro para o Brasil – A Copa do Mundo de Ginástica de 2004 tinha uma de suas etapas no Rio de Janeiro. A final seria em Birmingham, na Inglaterra. Na etapa do Brasil, o país conquistou oito medalhas. Na época, o destaque ficou para a gaúcha Daiane dos Santos, que conquistou medalha de ouro na apresentação solo de ginástica artística, ao som de Brasileirinho, de Valdir Azevedo. Na final, em Birmingham, Daiane também levou o primeiro lugar. Ela foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial.

Sábado é

  • Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz
  • Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida
  • Dia Mundial da Atividade Física

Santo do dia 6: São Marcelino

Domingo é

  • Dia do Corretor
  • Dia do Jornalista
  • Dia Mundial da Saúde
  • Dia do Médico Legista
  • Dia Internacional para Reflexão do Genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda
  • Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

Santo do dia 7: São João Batista de La Salle

Acompanhe
nossas
redes sociais