Cercamento eletrônico regional: uma ação URGENTE!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Cercamento eletrônico regional: uma ação URGENTE!

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um grupo de agentes de Encantado visitou a Central de Monitoramento em Lajeado para entender como utilizar a inteligência artificial e a tecnologia para combater e criminalidade e amenizar o problema gerado pelo déficit de policiais nas ruas.

E os representantes da região alta do Vale do Taquari ficaram impressionados com os avanços e resultados já obtidos pela equipe da secretaria lajeadense de Segurança Pública, que atua em consonância e parceria com a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Estadual, a Polícia Rodoviária Federal e o comando regional e municipal da Brigada Militar.

Além disso, os agentes encantadenses voltaram para casa com uma certeza que precisa ser compartilhada com todos os municípios do Vale: é preciso regionalizar o chamado “cercamento eletrônico”. Ou seja, precisamos conectar, aumentar e modernizar os pontos de videomonitoramento na região. E claro. Também é preciso seguir na luta por muito mais efetivo policial.

PT perde vereador para o PDT em Taquari

O fim da janela partidária reservou uma surpresa na “cidade mãe” do Vale do Taquari. O vereador Luís Porto anunciou a troca do PT pelo PDT. Ele foi recepcionado pelos principais agentes pedetistas e deixou um rastro de preocupação junto ao Partido dos Trabalhadores. Aliás, a relação entre o PT e o PDT anda cada vez mais estremecida em Taquari. E isso não preocupa tanto assim o atual prefeito André Brito (PDT).

Carlos Hassmann retorna ao MDB de Imigrante

Primeiro chefe do Executivo na história de Imigrante, Carlos Hassmann voltou ao quadro de filiados do MDB. Ele comandou a cidade entre 1989 e 1992, e também foi vice-prefeito entre 2009 e 2012. A filiação dele pode representar um reforço de peso na provável campanha do atual prefeito Germano Stevens (MDB) à reeleição. Mas o próprio Stevens não descarta a indicação de Hassmann para o posto de candidato a prefeito em outubro.

“Heliponto público” em Venâncio Aires

Para facilitar o trabalho de resgate nas enchentes, a localidade de Vila Mariante, em Venâncio Aires, pode ganhar heliponto público. A estrutura deve ficar ao lado do trevo de acesso à comunidade, junto à RSC-287. O projeto está em negociação entre governo municipal e Concessionária Rota de Santa Maria. Uma ação a ser copiada por todos os municípios atingidos pelas históricas enchentes de setembro de 2023.

Novos secretários em Lajeado, e a tensão com o PL

O governo de Lajeado ainda não confirmou todos os novos secretários. Por ora, só a indicação de Talita Fracalossi para o lugar de Carlos Reckziegel (PSDB) está confirmada na Cultura, Esporte e Lazer. Na secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp), o ex-titular Fabiano Bergmann (PP) indicou a servidora concursada Rosilene Schmidt. Entretanto, o prefeito Marcelo Caumo (PP) ainda vai avaliar a indicação. Mas o impasse maior está na Secretaria de Meio Ambiente, onde o ex-secretário Luís Benoitt precisa intermediar uma sucessão pacífica que agrade ao seu partido, o PL, e também ao prefeito. E a negociação levará em conta o pleito de outubro. Inevitavelmente.

Prefeito estuda decreto de “calamidade” na segurança

Prefeito de Venâncio Aires e presidente da Amvat, Jarbas da Rosa (PDT) pretende assinar um decreto de Situação de Calamidade na segurança pública. A decisão leva em conta o histórico déficit de policiais Civis e Militares que atendem a cidade e também alguns municípios vizinhos. Por lá, o serviço de plantão da Polícia Civil está debilitado e sob o risco de piorar, e muitas vezes os registros precisam ser lavrados em Santa Cruz do Sul. Além disso, a escassez de policiais militares no policiamento ostensivo também preocupa a municipalidade. Sobre o inusitado decreto, o gestor cita um exemplo semelhante em Butiá, onde no domingo passado o prefeito Daniel Almeida (PT) assinou um decreto de calamidade em função da insegurança.

Rosa ainda não finalizou o documento. Já em Butiá o governo determinou que, em função de uma sequência de homicídios e tentativas de homicídio – neste ano já foram quatro e cinco registros, respectivamente –, fica proibido o consumo de bebida alcoólica em “todo e qualquer espaço público, tais como praças, avenidas e outras”. Além disso, o gestor decretou que as lojas de conveniência, pelo período inicial de trinta dias, ficam “obrigados a encerrarem suas atividades das 0h às 6h30min”. Já os bares e restaurantes que funcionam após as 24 horas “somente poderão vender bebida alcoólica para consumo local, em área interna”. O decreto também exige debates nas escolas, serviços de podas de árvores e reforço na iluminação e monitoramento.

TIRO CURTO

  • Vereador de Lajeado eleito pelo PSDB, o empresário Márcio Dal Cin assinou com o MDB na noite de quinta-feira. Ele é cotado para compor uma “chapa pura” do MDB na majoritária, ao lado do também vereador Carlos Ranzi.
  • E por falar nisso, muitos apostam em uma nova “chapa pura” do PP de Lajeado. E não faltam nomes para o posto de pré-candidato a vice da pré-candidata a prefeita, Gláucia Schumacher. Entre eles, Natanael Zanata, Isidoro Fornari, Fabiano Bergmann e Lorival Silveira. Mas há outros.
  • Em Estrela, notícias antigas sobre ex-prefeitos são utilizadas para atingir indiretamente a pré-candidatura de Carine Schwingel (União Brasil) a prefeita.
  • Fique atento, caro eleitor. Nos últimos dias aumentou de forma absurdamente risível e gritante o número de vereadores, secretários, assessores e afins posando ao lado dos ilustres deputados e suas milionárias emendas parlamentares. E coincidentemente estamos em ano eleitoral. Mas emenda não é compra de voto institucionalizada, não. Eu que sou chato. Bom fim de semana a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais