Atual vice e ex-vereador devem polarizar disputa em Santa Clara do Sul

ELEIÇÕES 2024

Atual vice e ex-vereador devem polarizar disputa em Santa Clara do Sul

Fabiano Immich, que já comandou o município, será o candidato da situação pelo MDB. Líder da chapa oposicionista em 2020, Márcio Haas vai concorrer novamente, agora pelo PP

Por

Atual vice e ex-vereador devem polarizar disputa em Santa Clara do Sul
As movimentações partidárias, que tendem a se intensificar após o fim da janela partidária. (Foto:DIVULGAÇÃO)
Santa Clara do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Conhecida por disputas eleitorais polarizadas, Santa Clara do Sul deve, mais uma vez, reeditar o tradicional duelo entre chapas de situação e oposição. As movimentações partidárias, que tendem a se intensificar após o fim da janela partidária, apontam para um embate entre dois antigos aliados e velhos conhecidos do eleitorado.

Atual vice-prefeito nas duas últimas gestões, Fabiano Immich será novamente o candidato da ala governista. Ele já comandou a cidade entre 2013 e 2016, mas não tentou a reeleição na ocasião e abriu espaço para o retorno de Paulo Kohlrausch ao Executivo. A tendência para 2024, no entanto, é do MDB ceder a vaga de vice a outro partido.

Estruturado na cidade no ano passado, o Republicanos deve ser o principal aliado. O nome mais cotado da sigla para compor a majoritária é do empresário Estevão Heisler. Atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul (Acisc), já foi suplente de vereador e chefe de gabinete do Executivo municipal.

Nova tentativa

A oposição também se articula para o pleito de outubro. O enfraquecimento do antigo PTB (hoje PRD) fez parte do grupo migrar para o PP, sigla que já possui posicionamento crítico à administração municipal. Com isso, o ex-vereador Márcio Haas, candidato em 2020, deve ser novamente alçado à disputa para a majoritária.

Na disputa anterior, Haas foi derrotado por Kohlrausch por uma diferença de pouco menos de 300 votos. Agora, busca encerrar uma sequência de cinco gestões consecutivas do MDB na cidade, justamente contra um velho aliado, de quem foi secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Social. O pré-candidato a vice é Claudir José Bald, do PDT.

Outros partidos ainda avaliam estratégias para outubro. Entre eles, o PL e o PT, protagonistas na eleição presidencial de 2022.

Os candidatos

Fabiano Immich (MDB

Conhecido na comunidade pela atuação no comércio há mais de três décadas, foi vereador por dois mandatos e, em 2012, foi eleito prefeito do município. Quatro anos depois, abriu mão da reeleição para ser vice de Paulo Kohlrausch, cargo que ocupa ainda hoje. Também já foi secretário municipal de Obras e de Agricultura em gestões passadas do MDB.

Márcio Haas (PP)

Natural de Boa Vista do Buricá, mudou-se jovem para o Vale do Taquari. Vereador por três mandatos, presidiu o Legislativo e foi candidato a prefeito em 2020, pelo PTB. Também já foi secretário municipal de Obras e de Desenvolvimento Urbano e Social e coordenou a Defesa Civil por cinco anos. Também integrou diretorias de clubes esportivos.

Acompanhe
nossas
redes sociais