Andrea Feine desvenda futuro projetado no Vale do Silício

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Andrea Feine desvenda futuro projetado no Vale do Silício

Por

Atualizado sábado,
06 de Abril de 2024 às 08:20

Berço das empresas de tecnologia que constroem o futuro dos negócios e das relações humanas, o Vale do Silício foi tema de palestra da empresária Andreia Feine. O evento ocorreu na noite de quinta-feira, no auditório do Sicredi integração RS/MG, com o lucro dos ingressos revertido em doações para o Centro de Referência Vestir & Ser.

Andrea abordou a experiência da imersão realizada na região conhecida como Bay Area, na Califórnia, berço das principais empresas de tecnologia do mundo – popularmente conhecida no Brasil como Vale do Silício. A base para a formação do ecossistema de inovação mais famoso do mundo começou no século XIX, quando, durante a conquista do Oeste, os exploradores encontraram grandes jazigos na baía de São Francisco e deram início a chamada “Corrida do Ouro”.

Conforme Andrea, além de garantir dinheiro para a criação de universidades e empresas que até hoje fazem parte do mercado global, como Levi’s, o momento histórico também resultou na mistura de etnias e culturas que caracterizam a Bay Área. “Era uma Torre de Babel, e essa mistura fez com que eles trocassem experiências sobre como fazer as coisas há mais de 180 anos.”

A união entre abundância de recursos e diversidade se somou a pesados investimentos em educação para formar o ambiente que resultou em uma explosão de empresas que transformaram a realidade e agora projetam como será o futuro. Andrea descreveu a transformação em curso a partir do desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA). Entre eles estão automóveis autônomos, veículos voadores elétricos e a extensão da inteligência humana a partir da conexão com a IA.

Em consonância com o desenvolvimento de humanoides, a tecnologia transformará para sempre a relação entre robôs e os seres humanos, destaca. “As pessoas estão cada vez mais carentes, e haverão humanoides capazes de entender as nossas emoções e suprir essas carências”, afirma.

A imersão no Vale do Silício permitiu à Andrea conhecer a cultura empresarial das startups, com mentoria da portuguesa Joana Carrasqueira, uma das líderes do Google. Entre os ensinamentos, destaca a realização de feedbacks constantes, estabelecimento de métricas de performance e lidar menos com opiniões, mais com fatos. “Eles também não gostam de hierarquia. Preferem trabalhar com pequenos grupos que funcionam como organismos vivos, com maior autonomia.”

A empresária ainda destaca a objetividade e rapidez das reuniões, a maior miscigenação das empresas e a política de não esconder os erros. “É como se eles gostassem de errar, porque percebem como uma chance de aprender.”

Andrea alerta que, gostemos ou não, as tecnologias avançam e este futuro, que já é presente no Vale do Silício, chegará em breve para todos nós. Diante dessa realidade, reforça a necessidade de, tanto empresas quanto profissionais, se adaptarem ao que está por vir.

Assuntos da semana

Startup lajeadense atende clientes em 12 países
Criada no auge da pandemia de Covid, a startup Clínica Experts chega a 2024 com atuação em 12 países e meta de alcançar 10 mil clientes. Fundada pelo lajeadense Tiago Mário, empreendimento atua na gestão de clínicas, e hoje chega a países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão, Portugal e Suíça, com mais de 3 mil clínicas atendidas. A empresa agora se prepara para participar do Gramado Summit, um dos principais eventos de inovação do RS. (Publicado no dia 02.04.2024)

Seja Um Holder lança plataforma de educação e investimentos
Startup criada em Estrela, a Seja Um Holder promove durante o Gramado Summit o lançamento de uma plataforma inédita no Brasil. O aplicativo integra tanto educação para investimentos quanto controle financeiro e acompanhamento dos investimentos realizados. Entre as facilidades do aplicativo estão a integração com os bancos, plataformas de investimentos e a própria B3, aliado à geração de gráficos com gastos e rendimentos. (Publicado no dia 03.04.2024)

Fundopem contempla Medical San e Serraria Travessão
O governo do Estado divulgou nova rodada de projetos aprovados para o Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem-RS). A Medical San, de Estrela, teve aprovado projeto de expansão, com investimento de R$ 4,49 milhões e a geração de 58 postos de trabalho na fabricação de equipamentos de saúde. Já a Serraria Travessão prevê investimento de R$ 2,5 milhões e a geração de 12 empregos no setor de madeira e celulose. (Publicado no dia 04.04.2024)

Quiero Café projeta chegar a 75 unidades em 2024

Fenômeno do universo das franquias, o Quiero Café inaugurou a 62ª unidade, em Porto Alegre. A empresa projeta fechar 2024 com 75 lojas, mantendo a trajetória de forte expansão registrada desde o início do negócio. O Quiero Café também participou do café da manhã do Tecnovates, tendo fornecido os doces, salgados e o café servido no evento de networking do polo tecnológico. A empresa integra ecossistema de inovação desde dezembro do ano passado. (Publicado no dia 05.04.2024)

Acompanhe
nossas
redes sociais