Para facilitar resgates, Vila Mariante pode receber heliponto público

VENÂNCIO AIRES

Para facilitar resgates, Vila Mariante pode receber heliponto público

Estrutura definitiva deve ficar ao lado do trevo da comunidade. Objetivo é auxiliar nas enchentes e acidentes na RSC-287

Para facilitar resgates, Vila Mariante pode receber heliponto público
Foto: Cristiano Wildner
Venâncio Aires

Para agilizar os trabalhos de resgates de pessoas nas enchentes ou em emergências de trânsito na RSC-287, Vila Mariante pode ganhar um heliponto público definitivo. No ano passado, por conta das cheias, o Corpo de Bombeiros Militar necessitou usar duas aeronaves para retirada de moradores ilhados tanto em Venâncio Aires, quanto em Bom Retiro do Sul.

Em todas as ocasiões, para o trabalho de resgate, foi necessário interromper o fluxo de trânsito na RSC-287 por tempo indeterminado. Além de gerar congestionamentos, os pousos e as decolagens das aeronaves no trevo também implicou na segurança dos flagelados e voluntários que ficam no mesmo local.

“Intenção é edificar a estrutura no lado direito do trevo no sentido Venâncio Aires/Porto Alegre. O projeto está em articulação entre Prefeitura e Concessionária Rota de Santa Maria, responsável pela RSC-287”, destaca o secretário de Desenvolvimento Rural do município, Celso Ademir Ferreira. O projeto foi anunciado um dia depois do Governo do Estado emitir a licença ambiental para o início da duplicação da rodovia.

A edificação do heliponto público colabora com a concessionária que necessita de pontos para a colocação da terra que será retirada das margens da rodovia em Venâncio Aires. Outro projeto, também para minimizar os efeitos das enchentes naquela região, é usar essa terra recipiente da duplicação, no fortalecimento de levantes de propriedades nas margens do Rio Taquari.

Acompanhe
nossas
redes sociais