Para agilizar os trabalhos de resgates de pessoas nas enchentes ou em emergências de trânsito na RSC-287, Vila Mariante pode ganhar um heliponto público definitivo. No ano passado, por conta das cheias, o Corpo de Bombeiros Militar necessitou usar duas aeronaves para retirada de moradores ilhados tanto em Venâncio Aires, quanto em Bom Retiro do Sul.
Em todas as ocasiões, para o trabalho de resgate, foi necessário interromper o fluxo de trânsito na RSC-287 por tempo indeterminado. Além de gerar congestionamentos, os pousos e as decolagens das aeronaves no trevo também implicou na segurança dos flagelados e voluntários que ficam no mesmo local.
“Intenção é edificar a estrutura no lado direito do trevo no sentido Venâncio Aires/Porto Alegre. O projeto está em articulação entre Prefeitura e Concessionária Rota de Santa Maria, responsável pela RSC-287”, destaca o secretário de Desenvolvimento Rural do município, Celso Ademir Ferreira. O projeto foi anunciado um dia depois do Governo do Estado emitir a licença ambiental para o início da duplicação da rodovia.
A edificação do heliponto público colabora com a concessionária que necessita de pontos para a colocação da terra que será retirada das margens da rodovia em Venâncio Aires. Outro projeto, também para minimizar os efeitos das enchentes naquela região, é usar essa terra recipiente da duplicação, no fortalecimento de levantes de propriedades nas margens do Rio Taquari.