Grupo de pescadores faz ação de limpeza nas margens do Rio Taquari

ARROIO DO MEIO

Grupo de pescadores faz ação de limpeza nas margens do Rio Taquari

Atividade está marcada para 20 de abril

Por

Grupo de pescadores faz ação de limpeza nas margens do Rio Taquari
Foto: Gabriel Santos
Arroio do Meio

No próximo dia 20 de abril, o grupo de pescadores Mano da Pesca, de Arroio do Meio, promove uma ação de limpeza e conscientização nas margens do rio Taquari, no local conhecido como Salto. O objetivo é tornar o acesso ao rio mais atrativo para os visitantes, além de resgatar um ponto histórico da comunidade e proporcionar um ambiente adequado para a prática de esportes aquáticos, como a pesca e o caiaque.

Segundo João Paulo Aires, um dos integrantes do grupo, a recente ocorrência de enchentes na região resultou na perda significativa da mata ciliar, deixando as margens do rio descaracterizadas. O acesso público ao local, antes facilitado pela estrada do Salto, também foi comprometido.

Por isso, a ação de limpeza ganha ainda mais importância este ano, visto que será necessário um esforço adicional para revitalizar o ambiente. Além dos moradores locais, caiaqueiros de Encantado, Estrela, Roca Sales e Lajeado irão participar da ação.

A programação da atividade inclui a limpeza e ajuste do acesso ao rio, além do plantio de árvores doadas por floriculturas locais. A intenção é não apenas restaurar o ambiente, mas também promover um momento de confraternização entre os participantes durante o final de semana, que terão a oportunidade de acampar e contemplar a beleza natural do local.

O grupo

O Mano da Pesca, grupo que organiza a iniciativa, foi fundado há seis anos e tem reunido pescadores artesanais e esportivos da região de Arroio do Meio. Desde o ano passado, o grupo tem se destacado por suas ações de conscientização em prol do rio Taquari. “Temos incentivando a comunidade a utilizar suas margens de forma responsável e mantê-las limpas para as gerações futuras”, destaca JP.

A expectativa é que a ação reúna caiaqueiros de toda a região. Em 2023, dois encontros foram realizados pelo grupo.

Acompanhe
nossas
redes sociais