No próximo dia 20 de abril, o grupo de pescadores Mano da Pesca, de Arroio do Meio, promove uma ação de limpeza e conscientização nas margens do rio Taquari, no local conhecido como Salto. O objetivo é tornar o acesso ao rio mais atrativo para os visitantes, além de resgatar um ponto histórico da comunidade e proporcionar um ambiente adequado para a prática de esportes aquáticos, como a pesca e o caiaque.
Segundo João Paulo Aires, um dos integrantes do grupo, a recente ocorrência de enchentes na região resultou na perda significativa da mata ciliar, deixando as margens do rio descaracterizadas. O acesso público ao local, antes facilitado pela estrada do Salto, também foi comprometido.
Por isso, a ação de limpeza ganha ainda mais importância este ano, visto que será necessário um esforço adicional para revitalizar o ambiente. Além dos moradores locais, caiaqueiros de Encantado, Estrela, Roca Sales e Lajeado irão participar da ação.
A programação da atividade inclui a limpeza e ajuste do acesso ao rio, além do plantio de árvores doadas por floriculturas locais. A intenção é não apenas restaurar o ambiente, mas também promover um momento de confraternização entre os participantes durante o final de semana, que terão a oportunidade de acampar e contemplar a beleza natural do local.
O grupo
O Mano da Pesca, grupo que organiza a iniciativa, foi fundado há seis anos e tem reunido pescadores artesanais e esportivos da região de Arroio do Meio. Desde o ano passado, o grupo tem se destacado por suas ações de conscientização em prol do rio Taquari. “Temos incentivando a comunidade a utilizar suas margens de forma responsável e mantê-las limpas para as gerações futuras”, destaca JP.
A expectativa é que a ação reúna caiaqueiros de toda a região. Em 2023, dois encontros foram realizados pelo grupo.