Legado em Lajeado. Fundação e Instituto Dr. Wilson Dewes

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Legado em Lajeado. Fundação e Instituto Dr. Wilson Dewes

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef) iniciou na década de 90 e o grande idealizador e propulsor da iniciativa foi o saudoso Dr. Wilson Dewes. Diante deste notório fato, e mesmo antes da recente morte do icônico “Cidadão Lajeadense”, um grupo de voluntários, admiradores e colaboradores da Fundef já pensava em uma forma de homenagear o principal personagem da belíssima história da entidade. Após o óbito, e com o avançar das obras do futuro e tão sonhado Ambulatório da Fundef junto ao campus da Univates (foto), cuja inauguração está prevista para o dia 24 de outubro, o movimento tende a ser potencializado.

E, entre as propostas sob avaliação do grupo, a atualização do próprio nome da entidade em uma futura atualização do estatuto. Com isso, a Fundef também passaria a ser chamada de “Fundação Dr Wilson Dewes”.

Além disso, o mesmo grupo de voluntários e apoiadores da Fundef prevê a implantação da “Sala Wilson Dewes” dentro do futuro Ambulatório, mobiliada com uma obra de arte em homenagem ao notório médico. Tal obra já estaria inclusive sob a responsabilidade de um renomado artista que conseguiu realizar as necessárias fotos do homenageado dias antes de sua morte. Todos os movimentos foram tratados com o próprio idealizador da fundação.

“Ele disse que não era merecedor, que tinha muitas outras pessoas fazendo muitas coisas maravilhosas na cidade. Mas insistimos e ele concordou”, informa um dos voluntários da ação. Por fim, e isso ainda depende de autorização de familiares, também está prevista a criação, em parceria com a Univates, do Instituto Dr. Wilson Dewes, cujo papel jurídico seria trata do apoio e incentivo à pesquisa e ao ensino.

Fechamento da Av. Décio Martins Costa

Circula nos ambientes da câmara de Lajeado uma proposta para proibir a circulação de veículos na Av. Décio Martins Costa em determinados dias ou datas festivas. O propósito é valorizar ainda mais as últimas ferramentas públicas instaladas pelo poder público municipal. Entre essas, a pista de skate e as quadras esportivas. Além disso, os vereadores debatem a criação de uma ciclovia sobre a laje do Arroio Engenho, um empreendimento já projetado, também, pelo Executivo.

Darci retorna em Arroio do Meio

Quinto vereador mais votado em Arroio do Meio nas eleições municipais de 2016, com 769 votos, Darci Hergessel não concorreu no pleito de 2020. Nos últimos anos, ele tem se dedicado mais ao setor privado do que à política. No entanto, tudo indica para o retorno dele ao cenário político. Ele deve concorrer novamente à vereança. E outra vez pelo PDT.

 

 

Quem substitui Benoitt?

Ex-secretário de Meio Ambiente de Lajeado, Luís Benoitt (PL) deixou o cargo para estar livre ao pleito eleitoral de outubro. E a grande dúvida é: quem vai substituí-lo na função de mediar o desenvolvimento urbano sustentável no município? Não por menos, são diversos os empresários e/ou empreendedores questionando o próprio Benoitt acerca do seu sucessor na pasta. E, por ora, ele não divulga nomes e reforça a necessidade de aval por parte do prefeito Marcelo Caumo (PP).

E o novo sistema de alertas, Lula?

É importante manter a vigília. E por isso reforço: durante a rápida passagem do presidente Lula pelo Vale do Taquari, no dia 15 de março, o Ministro do Desenvolvimento Regional Waldez Góes afirmou no palco que o presidente iria anunciar, ainda em março, um novo e moderno sistema de alertas a desastres, a ser implantado em abril, “a começar pelo Rio Grande do Sul”, garantiu. Segundo Góes, é uma ferramenta utilizada nos EUA, Chile e Alemanha, por meio de um trabalho conjunto com as empresas de telecomunicações, agências reguladoras e governos federal, estaduais e municipais. No entanto, março acabou e não foi feito qualquer anúncio pelo presidente Lula.

Secretários, legados e as urnas

A lei eleitoral exige a saída dos secretários municipais que desejam concorrer a vereador até o dia seis de abril. É a última semana para a concretização desse movimento político. Nas principais cidades do Vale do Taquari, as despedidas já iniciaram na semana passada. E os próximos dias serão de intensas negociações e cálculos para saber, afinal, se é vantajoso ou não concorrer daqui seis meses. Além disso, os respectivos prefeitos pensam nos substitutos. Sobre isso, aliás, eu estou curioso para verificar como as secretarias vão render sem a presença dos ex-secretários. Afinal, se o serviço melhorar, é sinal de que alguns agentes políticos não realizavam um trabalho tão relevante como muitos pensam. É bom ficar atento. Afinal, o legado também pode refletir nas urnas.

TIRO CURTO

  • O projeto da Semana do Rock em Lajeado ficou famoso após a gafe do vereador Heitor Hoppe (PP), que chamou a banda Cachorro Grande de “cachorro-quente”. Mesmo assim, o evento não terá atenção do governo. Em ofício encaminhado à câmara, o Executivo diz que “a realização de novos eventos no calendário de 2024 está impedida em virtude da inexistência da execução orçamentária para eventos não realizados em anos anteriores e também por ser ano eleitoral em curso”.
  • Atuante e estratégico líder de governo, o suplente de vereador Mozart Lopes (PP) deixa o plenário para o retorno do titular, Fabiano Bergmann (PP), cuja habilidade para liderar a bancada do governo é diferente do anterior.
  • Outro vereador do PP, o liberal Alex Schmitt ganhou o benefício da Licença Maternidade na câmara e, durante o período, será substituído pelo experiente suplente, Waldir Gisch (PP).
  • Em tempo, a maioria dos sites das câmaras legislativas no Vale do Taquari ainda foi atualizada com os novos partidos dos vereadores.
  • Em Marques de Souza, o Republicanos filiou o ex-vice prefeito Guido Arend, que estava no MDB, e também o atual vereador, Roberto Kremmer, ex-PTB.

Acompanhe
nossas
redes sociais