Disputas acirradas em Roca e Doutor Ricardo. Rolante vai com o PSDB

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

Disputas acirradas em Roca e Doutor Ricardo. Rolante vai com o PSDB

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Pelo cenário atual, Roca Sales e Doutor Ricardo prometem ter uma das disputas mais acirradas da região alta nas eleições de outubro, com nomes de peso interessados em sentar na cadeira de prefeito.

Na Cidade da Amizade, PP x MDB devem polarizar o confronto, com dois ex-prefeitos na cabeça de chapa: Marcos Deves, o Leco (PP), e Bayard Fischer (MDB).

Na Terra do Filó, a busca pelos votos vai colocar em lados opostos antigos companheiros de MDB: Álvaro Giacobbo, que busca a reeleição, e Nilton Rolante (foto), que ontem, 3, confirmou a filiação ao PSDB, após 29 anos de dedicação à sigla emedebista e dois mandatos como chefe do Executivo.

Aqui, a disputa ganha um tempero apimentado, até porque a esposa de Rolante, a ex-prefeita Cátea (também ingressou no PSDB), tinha Álvaro como seu vice no mandato 2017-2020 e abriu mão da reeleição para ceder o espaço para o parceiro da época. Sem dúvida, o rompimento entre o casal Rolante e Álvaro deixa marcas que tensionarão a campanha ricardense. E, pelo jeito, nem um pão doce vai conseguir acalmar os ânimos!

“Reafirmo meu compromisso”, escreve Paulo Costi

O coelhinho da Páscoa inspirou o ex-prefeito Paulo Costi, nome forte do PP para retornar ao comando do município. Na publicação que fez no Instagram no domingo, 31, em homenagem aos 109 anos de Encantado, Paulo deixou explícita sua disposição de buscar o quinto mandato. Em um dos trechos, escreveu: “Hoje, mais do que nunca, reafirmo meu compromisso de contribuir ainda mais para o crescimento e o progresso desta cidade que merece o melhor”. E acrescentou: “Prometo dedicar meu trabalho e minha paixão para tornar esta cidade ainda mais próspera e acolhedora para todos”.

Coligar com o PSDB? Eis a questão!

Até o dia 15 de agosto, prazo final para o registro das candidaturas, teremos muita especulação e conversas. Mas uma situação de momento, que tem gerado opiniões divergentes entre lideranças dos maiores partidos de Encantado, o MDB e o PP, é a aproximação com o PSDB de Jonas Calvi. Se por um lado, há grupos internos que defendem chapa pura de emedebistas e progressistas, por outro há quem insista em coligar com os tucanos e indicar o nome do vice de Jonas. A política é dinâmica, meus caros. O que hoje não é, amanhã pode ser, e vice-versa!

Dança das cadeiras em Roca

Dos nove vereadores de Roca Sales, quatro aproveitaram a janela para trocar de partido. Três deles se mudaram para o recém-criado Podemos. Nelson Vasconcelos Salvador e Paulo Ricardo Gonçalves deixaram o MDB. Os dois tiveram longa trajetória na sigla, Nelson ficou 17 anos e Paulinho, como é conhecido, 23. O outro integrante é Antonio Valesan, o Pegari, que saiu do PTB. A aproximação, sobretudo entre Paulinho e Pegari, demonstra que houve entendimento entre os dois e a polêmica causada pela suposta fala preconceituosa de Pegari na tribuna da Câmara, é página virada (foto).

Henrique Pivatto saiu do PTB e filiou-se ao PSDB. Ele já decidiu que não vai concorrer à reeleição. Pivatto é o nome forte dos tucanos para ser o vice da chapa com o PP.

Gilvani Bronca (PTB) abandona a política no fim deste mandato, após decisão em conjunto com a família. Já Cleber Scotta vai à reeleição pelo PP e está empolgado com a ideia de o partido ter candidato a prefeito.

BASTIDORES

Em Encantado, o resultado de uma pesquisa interna, contratada por um partido, agitou as rodas de conversa durante a semana. E quem teve acesso aos números garante que a preferência dos entrevistados com relação aos nomes sugeridos para ser candidato a prefeito (entre todas as siglas) apontou os seguintes percentuais, pela ordem dos três primeiros: Candidato A 28%, Candidato B 24% e Candidato C 18%.

Em Putinga, o vereador Cassiano Spinelli aproveitou o Sábado de Aleluia para roçar as margens da estrada que liga o município a Relvado, no trecho da comunidade de Linha Santo Isidro. Aliás, a Cidade do Meteoro tem uma lei, proposta pelo próprio Spinelli, que permite qualquer cidadão a realizar trabalhos de pequeno porte em espaços públicos para contribuir com a melhoria desses locais. Iniciativa interessante!

– Em Encantado, o presidente do Consepro, Robison Gonzatti (foto), ficou impressionado com a estrutura da Secretaria de Segurança Pública de Lajeado. E ele defende a ideia de que Encantado deva seguir o mesmo caminho, primeiro com a criação de um Departamento de Segurança e, no futuro, com a instalação de uma secretaria específica. E a preocupação de Gonzatti é compreensível, sobretudo, pelo movimento crescente de pessoas que circulam na cidade do Cristo Protetor.

– O secretário de Assistência Social e Habitação de Encantado, Fabiano Lemos, garante que não tem interesse em concorrer a cargo eletivo e por isso permanece na função.

EU PERGUNTO!

Até quando o governo do Estado vai continuar alheio aos acidentes fatais que são registrados no KM 86, da ERS-129, em Muçum?

É inaceitável que um trecho de uma rodovia pedagiada e administrada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) seja identificado como a “Curva da Morte”. Ontem, 3, mais um motorista de caminhão faleceu no local, próximo a um dos acessos à cidade. É urgente que obras de infraestrutura sejam realizadas, além da colocação de placas de sinalização. Áreas de escape, por exemplo, já foram sugeridas em diversas reuniões dos líderes muçunenses com as autoridades competentes. Até a Assembleia Legislativa já aprovou projeto nesse sentido. Porém, por enquanto, nada de soluções concretas.

Acompanhe
nossas
redes sociais