Há 20 anos, no ano eleitoral, secretários deixavam cargos

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, no ano eleitoral, secretários deixavam cargos

Por

Atualizado quarta-feira,
03 de Abril de 2024 às 17:11

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Secretários municipais de várias cidades do Vale do Taquari deixavam o governo para concorrer nas eleições de 2004, em especial, para os cargos de vereadores. O movimento é frequente em anos eleitorais, já que a legislação veda a candidatura de políticos ligados a cargos de
confiança.

Em Lajeado, há 20 anos, o secretário de Saúde, Waldir Gisch, deixava a pasta, assim como Nelsi Hepp, secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social. Os dois, na época, reassumiam suas cadeiras na câmara de vereadores, que estavam ocupadas por suplentes.

Nelsi Hepp

Esse mesmo movimento tinha sido feito pela então secretária de Cultura e Turismo de Lajeado, Carmen Regina Cardoso, que deixou a pasta meses antes.

Em Bom Retiro do Sul, pelo menos três secretários saíam o governo. Paulo Mattes deixava a pasta de Administração e Planejamento, na Agricultura, Indústria e Comércio, saía Ervino Gorgen e Rui Dahmer
deixava a Saúde.

Joel Mallmann

 

 

O secretário Joel Mallmann saía da Secretaria de Administração e Recursos Humanos de Estrela. Já em Capitão, Eraldo Hammes pediu afastamento da secretaria de Obras e Aloísio Ziem saiu da
Agricultura.

Em Arroio do Meio, saíam Méri Schmidt, da Saúde, e Loivo Bruxel, de Obras. Em Travesseiro, o secretário de Obras Orlando Ahne pedia afastamento, assim como o chefe de gabinete, Hélio Pretto.

A nível estadual, o coordenador regional de Educação, Namir Jantsch, deixava o cargo para concorrer em Taquari. Já Genésio Hofstetter deixava a Coordenadoria Regional da Agricultura para concorrer em Arroio do Meio.

Méri Schmidt

Há 50 anos, novidades na telefonia

Na época, a torre de telefonia de Rio Grande era referência no estado. (Foto: ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO)

O governo estadual anunciava que, até o fim de 1974, pelo menos treze municípios gaúchos estariam integrados à rede nacional de Discagem Direta à Distância (DDD). E Estrela estava entre as cidades. Em 1973, conforme dados do governo, tinham sido feitas mais de 4,4 milhões de ligações por DDD. Para 1974, a previsão de aumento era de 40%. Apesar disso, naquele tempo, muitas ligações ainda eram feitas através de telefonistas, sistema em que uma ligação precisava ser conectada à outra por meio de uma central telefônica.

Hoje é

  • Dia do Atuário
  • Dia do Desporto Comunitário

Santo do dia: São Ricardo

Acompanhe
nossas
redes sociais