E os limites?

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

E os limites?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os desdobramentos após a última briga de alunos do Castelinho levantam questões sobre os limites dos alunos e as medidas necessárias para coibir a violência. Além disso, preocupa-se com o impacto psicológico que tais eventos têm sobre os professores, que enfrentam um ambiente escolar cada vez mais hostil. É inegável a gravidade da situação enfrentada pelas escolas estaduais. Os recentes episódios de violência não apenas ameaçam a segurança dos alunos e professores, mas também comprometem o ambiente de aprendizado e convivência. É hora de refletirmos sobre os limites dos alunos e as medidas necessárias para promover uma cultura de respeito e diálogo nas instituições de ensino. É fundamental que os docentes recebam suporte psicológico adequado para lidar com essa realidade desafiadora. Além disso, é necessário um esforço conjunto entre escola, pais e comunidade para implementar medidas eficazes de prevenção e intervenção, incluindo programas de conscientização, mediação de conflitos e apoio psicossocial aos alunos. A colaboração entre família e escola é essencial para criar um ambiente seguro e acolhedor, onde os jovens sintam-se incentivados a expressar suas preocupações e buscar soluções para os conflitos. É hora de agir com urgência e determinação para reverter isto, antes que seja tarde demais.

Filiação surpresa

A filiação do vereador José Elton Lorscheiter, conhecido como Pantera, ao Republicanos causou surpresa entre membros da oposição e até mesmo pessoas ligadas ao Progressistas no município de Arroio do Meio. Pantera, que aos 51 anos já acumula dois mandatos como vereador, estava filiado ao mesmo partido desde os 20 anos de idade. A decisão de se filiar ao Republicanos foi interpretada como uma estratégia do partido, visando garantir uma cadeira para Pantera nas eleições do próximo ano. O partido mantém alinhamento com o atual governo do prefeito Danilo Bruxel.

Dependência digital

Em uma cena cada vez mais comum nos dias de hoje, um casal de quase 70 anos foi visto com seus netos “brincando” em uma pracinha, enquanto mexiam em seus dispositivos eletrônicos. Os avós relataram a outros adultos a preocupação quanto a quanti- dade de tempo que passam em seus celulares, nas redes sociais e na internet. Segundo a avó, em alguns dias, os netos chegam em sua casa esperando que ela já tenha preparado o almoço, pois são os responsáveis por cuidar deles nesse período. No entanto, ela admite que já se atrasou algumas vezes por perder tempo assistindo vídeos, procurando receitas ou navegando em redes sociais. Além disso, ocasionalmente, os avós se distraem com seus dispositivos e acabam se atrasando para buscar as crianças na escola. Esse relato evidencia uma preocupação crescente com a dependência digital, não apenas entre os jovens, mas também entre pessoas mais velhas. Enquanto alguns conseguem usar seus celulares de forma saudável, outros acabam se perdendo na tecnologia, negligenciando atividades importantes, como passar tempo de qualidade com os netos.

Miranda no Planejamento

Claiton Miranda assume na semana que vem o cargo de Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Cruzeiro do Sul. A foto foi feita nesta semana, com o prefeito João Dullius, o atual secretário José Paulo Mallmann, que deixa o cargo para concorrer a vereador, o vereador Demétrius Lorenzini, além de Leandro Luis Johner. Claiton Miranda é sócio da empresa CMA, especializada em projetos arquitetônicos, ambientais e consultoria. A CMA teve sua origem na incubadora tecnológica da Univates e é graduada pela Tecnovates, demonstrando o empreendedorismo e a inovação que Claiton busca trazer para sua gestão na Secretaria. Além de suas atividades empresariais, Claiton é um grande tradicionalista e manterá o programa “Fogo de Chão” aos domingos na rádio A Hora.

Acompanhe
nossas
redes sociais